MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de novembro de 2012

A redução do consumo do sal no combate à hipertensão arterial


Fatores nutricionais que estão associados à pressão alta são o elevado consumo de álcool e sódio e o excesso de peso

Por Rio de Janeiro

Header coluna - Cristiane Perroni - Nutrição -  - Eu Atleta - Especialista (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
A hipertensão arterial é considerada um problema de saúde pública por sua magnitude, risco e dificuldades no seu controle. É também reconhecida como um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento do acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Vários fatores podem estar associados à elevação da pressão arterial : o sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o envelhecimento, a história familiar, a raça, o gênero, o peso e os fatores dietéticos.
São conhecidos os efeitos de uma dieta saudável (rica em frutas e vegetais e pobre em gordura) sobre os níveis da pressão arterial. Os fatores nutricionais que estão associados à alta prevalência de hipertensão arterial são o elevado consumo de álcool e sódio e o excesso de peso.
Estima-se que, entre 25 e 55 anos de idade, uma diminuição de apenas 1,3g na quantidade de sódio consumida diariamente se traduziria em redução de 5mmHg na pressão arterial sistólica ou de 20% na prevalência de hipertensão arterial. Além disso, haveria também substanciais reduções na mortalidade por acidentes vasculares cerebrais (14%) e por doença coronariana (9%), representando 150.000 vidas salvas anualmente em todo o mundo. O consumo excessivo de sal também está associado ao câncer gástrico, podendo contribuir, ainda, para o desenvolvimento de osteoporose.
A OMS (2003) recomenda a ingestão máxima de 2 g de sódio (ou 5 g de sal) por pessoa por dia,  1 grama de sal contém 400 mg de sódio.
O Brasil está classificado entre os maiores consumidores mundiais de sal, com média de ingestão de 15 gramas diários, ou seja, três vezes a mais do limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sugestões para melhor controle da pressão e redução do sal:
- reduzir o consumo de alimentos processados com alta quantidade de sódio, como "chips", defumados e enlatados
- não utilizar saleira na mesa
- dar preferência a alimentos frescos
- aumentar o consumo de água, mínimo dois litros por dia
- temperar os alimentos com ervas e especiarias (orégano, salsa, coentro, estragão, louro, hortelã...)
- ler o rótulo dos alimentos para maior informação sobre o teor de sódio
- evitar: caldos de carne/legumes/ frango, sopas instantâneas, macarrão instantâneo
- praticar uma atividade física
Cristiane Perroni é nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento. Tem especialização em Nutrição Clínica pela UFF e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário