MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de outubro de 2012

Velas decorativas são negócio rentável para pequenas empresas


Fábrica de moldes para velas fatura R$ 12 mil por mês.
Investimento em decoração do produto pode fazer seu valor quase dobrar.

Do PEGN TV

O mercado de velas decorativas, feitas artesanalmente, é um negócio atrativo e rentável para pequenas empresas. Uma loja no centro da capital paulista tem como negócio a venda dos ingredientes necessários para a fabricação de velas decorativas como parafinas, essências, pavios e vários tipos de formas.
As mais comuns são as de aço, mas há também de silicone. “Todo o material pra fazer pequenas produções de velas, para eventos, casamentos, batizados, festas, dias os namorados, dias das mães, natal, coisas sazonais mesmo”, diz a dona da loja, Denise Pavan.
Segundo ela, com R$ 300 é possível começar a fabricar velas. O dinheiro serve para comprar 10 tipos de formas e uma pequena quantidade de cada um dos ingredientes. Apostar no negócio pode dar resultado. “Eu comecei pequeno e aí tem festas que estão me chamando pra fazer velas decorativas”, diz Luciane Silva Fagundes, cliente da loja.
Há dez anos a empresa de Cláudio Satiro percebeu que a fabricação das velas artesanais gerava outra demanda, a dos moldes, e ele ganha dinheiro fabricando as formas. O processo de fabricação funciona mais ou menos como em um ateliê de costura. “São algumas etapas onde a gente é como se fosse uma confecção, onde nos temos o molde ou gabarito”, diz Satiro.
O modelo mais vendido é para vela quadrada, que responde por 30% da produção. A empresa faz 3 mil formas por mês, cujos preços variam de R$ 5 a R$ 80 cada. No total, o faturamento é de R$ 12 mil por mês. “Eu acho que é um mercado que sempre vai existir, faz parte dos eventos pequenos, médios e grandes. Então ele está inserido nos eventos e inserido também nas residências”, aponta Satiro.
O casal Helder e Fátima Morais produz velas decorativas desde 2001 e usa a criatividade para valorizar o produto. A decoração de uma vela leva tempo, cerca de meia hora por peça, mas quase duplica o valor do produto. “Uma vela em branco custa R$ 5,50; decorada, sobe para R$ 9. E você foge da concorrência do maquinário porque ela é uma peça exclusiva”, diz o empresário Helder Morais.
Para produzir as velas, primeiro eles derretem a parafina em um fogão, depois acrescentam perfumes e corantes. A parafina é despejada no forno de forma artesanal. Quando a parafina está secando, é o ponto para fazer um furo e colocar o pavio. Depois, é só desenformar.
A fábrica do casal faz mais de 200 modelos de velas usando formas de vários tipos e formatos. As mais usadas são as de alumínio, para velas mais comuns, e as de silicone, para as especiais.
As técnicas são variadas. Pode ser uma raspagem com escova, a decoração com uma fita, tecido ou enfeites de resina. “Eu tenho que vender, então tem que ter um custo bom para que eu tenha clientela e para que eu venda o produto”, diz Fátima Morais. Para conquistar clientes, os fabricantes investem em canais de vendas e comunicação como site, visitam empresas e frequentam as feiras. “80% dos nossos clientes provem da feira”, diz Helder.
O investimento inicial no negócio foi de R$ 30 mil, basicamente em matéria prima e nas formas. As velas são vendidas para buffets e lojas em todo o país, para um total de mais 700 clientes. A meta é crescer 20% ao ano e manter a empresa eficiente e enxuta. “Nós apostamos no mercado, mas o nosso objetivo é crescer lentamente. Nós não temos aqueles objetivos de querer crescer 100% ao ano, é preferível crescer 20%, 15%, mas crescer com os pés no chão”, diz Helder.

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