MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Único mamógrafo da rede pública de saúde de Vilhena, RO, não funciona


Governo e prefeitura do município firmaram parceria com clínica particular.
Cota na unidade particular está esgotada há um mês, diz Secretaria de Saúde.

Flávio Godoi Do G1 RO

Máquina de mamografia está quebrada a mais de um ano (Foto: Flávio Godoi/G1)Máquina de mamografia está quebrada a mais de
um ano (Foto: Flávio Godoi/G1)
Os exames de mamografia no município de Vilhena, RO, não estão sendo realizados pela rede pública de saúde. O problema está na máquina, que segundo a direção do Posto de Saúde Setor Industrial, onde é feito o exame, apresentou problemas e está parada para conserto há quase um ano. Segundo a direção da unidade de saúde, as pacientes estão sendo orientadas a voltar para casa e buscar outras unidades de saúde para fazer o exame.
O Governo do Estado de Rondônia e a Prefeitura do Município de Vilhena firmaram parceria com uma clínica privada para que os exames continuassem sendo realizados, mas a clínica contratada deixou de prestar o serviço, pois a cota de 60 vagas concedidas mensalmente para o atendimento dos pacientes da rede pública foi ultrapassada e, até o momento, não houve pedido de novas vagas.
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Sáude de Vilhena, Adriana Carvalho, disse desconhecer a situação em que as pacientes estariam sendo orientadas a voltar para casa sem o exame. Por outro lado, Adriana reconheceu que o atendimento na clínica particular estava suspenso há quase um mês e não soube explicar quando novas vagas seriam disponibilizadas.
“O número de vagas é suficiente para atender nossa população. Todas as mulheres que procuram fazer o exame estão sendo cadastradas e entram na fila de espera. Novas vagas devem abrir mais não sei dizer quando”, disse Adriana.
A assessora ainda revelou que a máquina que realiza o exame não voltará a funcionar, pois seu conserto não seria viável economicamente. “O aparelho é velho e a peça que quebrou é importada da Alemanha, então decidimos que ele não será consertado, porém em 2013 será adquirido um equipamento novo, digital que vai funcionar no Centro de Referência à Saúde da Mulher que também será construído aqui em Vilhena”, disse a assessora.
Pacientes não tem onde realizar o exame na rede pública de saúde (Foto: Flávio Godoi/G1)Pacientes não tem onde realizar o exame na rede
pública de saúde (Foto: Flávio Godoi/G1)
A aposentada Natal Diva, de 74 anos, precisa realizar o exame de mamografia, mas não conseguiu vaga. "Descobri que o município não está realizando o exame porque a única máquina da cidade está quebrada há mais de um ano", disse a aposentada.
A procura pelo exame de mamografia se intensificou nos últimos dias incentivada pela campanha nacional do Ministério da Saúde; ‘Outubro Rosa’, que tem o objetivo de difundir a  prevenção da doença.
Mamógrafos
O Ministério da Sáude (MS) determina que para cada 200 mil habitantes uma máquina de mamografia é suficiente; afirma que em Rondônia existem 36 mamógrafos, sendo que destes apenas sete atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), há 10 mamógrafos, mas apenas oito estão funcionando.
Ainda de acordo com a Sesau, em Rondônia, cinco municípios possuem mamógrafos, (Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim e Porto Velho) sendo um em cada cidade. Na capital, há cinco mamógrafos catalogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário