MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 6 de outubro de 2012

TRE envia 9 urnas para comunidades afastadas no Pantanal de MS


Corumbá tem oito seções localizadas em regiões de difícil acesso.
Exército dará apoio no transporte de urnas, mesários e policiais.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Corumbá, distante 444 km de Campo Grande, tem oito seções localizadas em regiões de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense. São comunidades ribeirinhas afastadas da cidade e assentamentos que exigiram um planejamento diferenciado para a votação de domingo (7).
Segundo a Justiça Eleitoral, as nove urnas que serão enviadas para as comunidades de difícil acesso da região pantaneira já estão separadas na 7ª Zona do Cartório Eleitoral de Corumbá. A previsão é que as urnas cheguem às seções eleitorais meia hora antes do início da votação.
Os eleitores da maior comunidade ribeirinha da região de Corumbá, a de Porto Esperança, vão poder votar bem perto de casa. É que a Justiça Eleitoral, com o apoio do Exército, vai levar uma urna de barco até a seção eleitoral que tem 72 votantes.
Segundo o chefe de comunicação da 18ª Brigada do Exército, major Denis de Miranda, a urna vai percorrer 80 quilômetros de distância pelo rio Paraguai até a comunidade. “Nós estamos prestando esse apoio logístico. É o transporte das urnas, dos mesários, do técnico de transmissão e dos policiais militares até essas comunidades mais afastadas”, explicou.
A urna eletrônica disponibilizada para atender a comunidade ribeirinha de Porto Esperança vai transmitir os dados da votação via satélite. Por isso, um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) vai estar na comunidade com o equipamento necessário para fazer a transmissão, que deve começar logo após a votação, às 17h (horário de MS).
Em alguns casos, os eleitores que moram muito longe da cidade serão transportados. É o que vai acontecer com a comunidade ribeirinha de Forte Coimbra, que fica a aproximadamente 100 km de Corumbá. Lá, não há seção eleitoral, por isso os 24 eleitores pediram à Justiça meios de transporte para que possam votar.
Um barco deve transportar os ribeirinhos até Porto Morrinho, na BR-262, e, de lá, um ônibus deve levá-los até as seções eleitorais da Cidade Branca. Nas outras comunidades, que não fizeram este requerimento, o transporte ficará por conta dos próprios eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário