MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Times do Sudeste dominam mercado de produtos oficiais em Manaus


Lojas oficiais de times do Sudeste ganham espaço em Manaus.
Torcedores têm dificuldades para achar produtos de times amazonenses.

Marcos Dantas Do G1 AM

Times do sudeste dominam mercado de produtos oficiais em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1)Times do sudeste dominam mercado de produtos oficiais em Manaus (Foto: Marcos Dantas / G1)
O futebol é a maior paixão do brasileiro e com os manauaras não é diferente. De olho nisso, o mercado de clubes de futebol investe pesado para ter um retorno maior ainda com produtos variados. É possível encontrar todo tipo de produto dos clubes, desde as camisa oficiais, usadas pelos jogadores em campo até camas personalizadas, passando por canecas, coolers, chinelos, chaveiros e diversos outros produtos.
A cada ano, clubes interessados no torcedor-consumidor manauara abrem franquias de lojas oficiais ou de torcida dos clubes. Em Manaus, Flamengo, Vasco e São Paulo já têm lojas e quiosques à disposição de suas torcidas.
Lojas vendem produtos oficiais e licenciados dos clubes (Foto: Marcos Dantas / G1)Lojas vendem produtos oficiais e licenciados dos clubes (Foto: Marcos Dantas / G1)
Alexandre Cardoso, é gerente e proprietário das lojas do Flamengo em Manaus, que chegaram recentemente e já são nove na Capital amazonense. Ele diz que o mercado não está bom para o rubro-negro, conseqüência da má fase que o time atravessa no Campeonato Brasileiro. “Esse mercado é assim mesmo. Quando o time está bem, vende-se muito, quando não está tão bem se vende menos. Estamos atravessando um mau momento, mas daqui há um ano pode estar tudo diferente”, disse ao G1.
Alessandra Guerreiro é gerente de uma das lojas do Vasco em Manaus que já tem 4 anos de funcionamento e acredita que o negócio na cidade é promissor. “A perspectiva que temos é de crescimento, nesses quatro anos em que estamos abertos adquirimos um público fiel”, conta.
É possível encontrar os mais diversos produtos com a marca dos clubes (Foto: Marcos Dantas / G1)É possível encontrar os mais diversos produtos com a marca dos clubes (Foto: Marcos Dantas / G1)
Daniele Martins é proprietária de quiosques do São Paulo e acredita que o formato de quiosque é melhor que o de loja. “Estabelecemos-nos como quiosque para estimular a venda por impulso. O cliente vê, gosta e compra. Não é todo dia que alguém levanta especificamente para comprar algum produto na loja do São Paulo, então como quiosques, por enquanto, estamos mais bem servidos”, revelou.
Vagner Alecrim é gerente de uma loja que vende produtos oficiais e licenciados de vários clubes de futebol do Brasil. Os produtos que fazem mais sucesso são os dos clubes do Sudeste, porém, ele diz que produtos de times amazonenses teriam espaço no mercado, mas falta interesse dos próprios clubes. “Até existe a procura, todo dia vem cliente atrás, mas não temos onde comprar essas camisas. Já fizemos contato com alguns times e eles prometeram que iam conseguir camisas para vendermos, mas até agora nada”, contou.
São Paulo tem quiosques pela cidade para atender seus torcedores (Foto: Marcos Dantas / G1)São Paulo tem quiosques pela cidade para atender seus torcedores (Foto: Marcos Dantas / G1)
Segundo Alecrim, se estivessem no mercado, camisas e demais produtos dos clubes amazonenses teriam de ser vendidos a um preço mais barato que o dos clubes do Sudeste, por exemplo. Ele diz que as camisas de São Raimundo, Fast e Penarol são as mais procuradas e lamenta não ter os produtos oficiais para vender. “Como o futebol amazonense vai crescer, se o torcedor não tem onde comprar camisa, vestir e se orgulhar do time que ele torce?”, indaga.
O estudante Marcelo Seixas, torcedor do São Raimundo, diz que tem dificuldades para encontrar a camisa oficial do seu clube do coração. "Houve um tempo em que o mais tinha era camisa do São Raimundo pra vender, hoje, se você não garimpar bem, não encontra", conta.
De acordo com o diretor de futebol do São Raimundo, Josildo Oliveira, o clube está fechando com um patrocinador e que existe a possibilidade de que em janeiro de 2013 as camisas do clube estejam à venda, custando, segundo ele, metade do preço de uma camisa oficial de um clube de fora do Amazonas. “Estamos acertando os últimos detalhes e tudo leva a crer que durante a disputa do Campeonato Amazonense em 2013 será possível comprar as camisas do São Raimundo, que serão de boa qualidade, e custarão em média R$ 90”, disse ao G1.
O presidente do Penarol de Itacoatiara, Ila Rabelo, afirma que é possível encontrar camisas do time à venda, tanto em Manaus quanto em Itacoatiara, mas que as lojas onde elas estão disponíveis, ficam a critério do patrocinador. “Temos camisas em lojas em Manaus, em Itacoatiara e até mesmo na internet”, afirmou.
Presidente em exercício do Fast Clube, Cláudio Nobre acredita que custos impedem que um clube amazonense monte uma loja de produtos oficiais (Foto: Marcos Dantas / G1)Presidente em exercício do Fast Clube, Cláudio Nobre acredita que custos impedem que um clube amazonense monte uma loja de produtos oficiais (Foto: Anderson Silva / GLOBOESPORTE.COM)
Segundo o presidente em exercício do Fast Clube, Claudio Nobre, no momento, não há camisas oficiais do Fast à venda porque o contrato firmado com o antigo patrocinador terminou e o clube procura agora uma nova parceria. “Fechamos um acordo onde o patrocinador nos fornecia material, e em troca ganhava o direito de explorar a marca do clube por dois anos. Estamos procurando uma nova parceria que dê mais renda ao clube, e a previsão é de que até o fim de novembro tenhamos isso definido, pra ter material à venda durante o Campeonato Amazonense de 2013”, revelou.
Ainda segundo ele, no atual momento, é impossível para um clube amazonense montar uma loja de produtos oficiais. "Os custos são enormes e a torcida dos clubes amazonenses é pequena, é um negócio que por enquanto, para nós, não daria nenhum retorno", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário