MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sistema de energia do DF é pouco confiável, diz ministro


Anne Warth e Eduardo Rodrigues | Agência Estado

Depois do "apaguinho" que atingiu Brasília na última sexta-feira (19), o ministro de Minas e Energia interino, Márcio Zimmermann, admitiu que o sistema que abastece a capital federal é pouco confiável e deverá passar por ajustes. "Houve um desligamento e, se já tínhamos a luz amarela acesa a respeito da confiabilidade do atendimento na capital, essas ocorrências vieram a confirmar esse aspecto", afirmou Zimmermann. "Sequências como essas demonstram que os critérios que se adotaram aqui não estão adequados. Isso implica medidas para que eles voltem a ficar dentro da normalidade que se espera no atendimento a uma capital como Brasília", acrescentou.
A queda de energia na semana passada foi a segunda ocorrida no Distrito Federal em menos de um mês e, dessa vez, ocorreu por problemas na subestação Samambaia, de Furnas, e, em seguida, na rede de subtransmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB). Diferentemente das quedas de energia ocorridas no dia 3 de outubro em outras partes do País, devido a um problema na subestação de Itaipu (PR), e no dia 22 de setembro em uma subestação em Imperatriz (MA), avaliadas como eventos isolados, os problemas no Distrito Federal foram considerados "sistêmicos".
O Ministério de Minas e Energia chamou nesta segunda-feira as duas empresas e discutiu ações para reforçar a segurança do sistema da região, junto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesta terça, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve divulgar um relatório de análise da perturbação sobre a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário