MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sineiro é responsável por tocar sino de igreja há 68 anos no Ceará


Mestre Getúlio Colares de 83 anos é sineiro.
Ele é responsável por ditar há 68 anos o ritmo da população de Canindé.

Do G1 CE

Mestre Getúlio Colares, de 83 anos é sineiro e responsável por ditar há 68 anos o ritmo da população de Canindé, localizada a 113 km de Fortaleza. Mestre Getúlio, como é conhecido, diz que  não se intimida em ter que encarar cinco vezes ao dia a escada que o leva para o local onde fica o sino. "Eu subo as escadas cinco vezes por dia. Às 5,12,15,16 e 18 horas. Eu amo o que faço. Sou conhecido em todo o Ceará, Brasil e no mundo", comenta.
Ele explica que foi mãe dele que o encentivou na profissão. "Em julho de 1944 teve uma celebração na igreja. Nesse dia faltou a pessoa responsável para tocar o sino. Minha mãe pediu para ir. Então resolvi me candidatar não mais deixando o ofício", explica.
Sensibilidade
Moradores de Canindé acham o toque do Mestre Getúlio diferenciado. A qualidade, segundo ele, veio desde a adolescência, da habilidade de tocar violão e banjo. "O som inspira musicalidade, dar um alento, acolhimento. Um pouco de sensações que nós estamos sempre atrás", conta uma frequentadora fiel da Igreja de São Francisco de Assis.
Outro fã do trabalho do Mestre Getúlio é o Frei João Hamilton, responsável pela igreja. Ele conta que desde criança é apaixonado pelo som do sino. "Eu lembro quando era criança participava diariamente das missas. Quando chegávamos à cidade, uma das coisas mais maravilhosas que achávamos era o toque do sino", conta.
Mestre Getúlio é casado há 39 anos com Dona Maria. É pai de cinco filhos e avó de sete netos. Quem pensa que ele está perto de se aposentar se enganou. Mestre Getúlio não pensa nisso, pois será para sempre o tesouro vivo do Santuário de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário