MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Seis mil crianças da Grande Fortaleza realizam trabalho doméstico, diz MPT


Segundo procurador, condições de trabalho são de 'semiescravidão'.
Número é o maior do Brasil entre as regiões metropolitanas, diz MPT.

Do G1 CE

A Grande Fortaleza é a região metropolitana com o maior número de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos que realizam trabalhos domésticos na casa de terceiros, segundo o procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima, do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo levantamento do Ministério Público do Trabalho no Ceará, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), são 6.050 crianças e adolescentes na situação.
“Os números da pesquisa apontam para uma realidade cruel. Sob o manto da caridade, milhares de meninos e meninas ainda são submetidos a trabalho em casas de terceiros, em condições de semiescravidão", diz o procurador Antonio de Oliveira Lima. "Além de expô-las a uma das piores formas de trabalho infantil, com sonegação de direitos trabalhistas básicos, o que lhes gera sentimentos de baixa autoestima", completa.
Dados no estado
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios indica que no Ceará há 16.985 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no trabalho doméstico. Desse total, levando-se em consideração apenas os de 10 a 14 anos, existem 6.009 meninos e meninas trabalhando em casas de terceiros.
“Durante dois meses, estivemos percorrendo todo o Ceará na Caravana contra o Trabalho Infantil e ouvimos vários depoimentos, principalmente de meninas, que faziam faxina nas casas e recebiam R$ 2 por um dia inteiro de trabalho. Precisamos mudar essa realidade”, comentou Antonio de Oliveira Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário