MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Seção eleitoral é instalada pela primeira vez em aldeia indígena de MT


Índios votaram sem sair da reserva indígena situada em Tangará da Serra.
De acordo com o TRE, 330 índios do município votaram na aldeia.

Do G1 MT

Cacique vota dentro de reserva indígena em Mato Grosso (Foto: Reprodução / TVCA)Cacique vota dentro de reserva indígena em Mato Grosso (Foto: Reprodução / TVCA)
Mais de 300 índios da etnia Pareci puderam votar pela primeira vez sem sair da reserva indígena localizada em Tangará da Serra, cidade a 242 km de Cuiabá. Ao todo, cinco ônibus e duas caminhonetes transportaram moradores de outras 18 aldeias da região até as aldeias Nova Esperança e Rio Verde.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 330 dos mais de 450 índios eleitores do município votaram na aldeia Rio Verde. “Eu estou satisfeito com esse voto. De agora em diante, tudo o que o índio Pareci faz é dentro da aldeia”, explicou o cacique João Arezomae.

Na seção eleitoral instalada dentro da aldeia, mesários, secretário e presidente eram todos indígenas e auxiliaram os eleitores que não compreendem bem a língua portuguesa. “A gente tenta orientar na língua materna o que deve ser feito. São coisas que ficam mais fáceis de explicar na língua materna do que na língua portuguesa”, garantiu Nilce Zonizokemaero, que trabalhou como presidente da seção.

Para Ronaldo Kanozokemae, da aldeia Queimadas, a oportunidade de votar dentro da reserva dá mais tranquilidade e conforto para os indígenas. “É uma vitória para todos nós indígenas porque antes nós tínhamos que sair de casa de madrugada e voltar tarde para nossas aldeias”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário