MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Royalties reabrem questão federativa, diz professor


Fátima Laranjeira | Agência Estado

O debate sobre a divisão dos royalties do petróleo trouxe novamente à tona a discussão sobre a questão federativa no Brasil, afirmou na manhã desta terça-feira o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Fernando Rezende. "A questão federativa veia à tona porque não se pode falar em mexer nas competências da federação", afirmou o economista, que participa do Fórum Brasil Competitivo - Como Avançar na Agenda Tributária, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizado pela Agência Estado e jornal O Estado de S. Paulo.
Na sua opinião, a resposta para esta questão pode estar em fazer a reforma tributária por meio de porções, usando os principais componentes do sistema tributário nacional. De acordo com ele, o Brasil evita o debate das questões polêmicas e fatiar a reforma tributária é complicado.
"Mexer em um pedaço é mais equivocado de se fazer, porque negociar conflitos é difícil. Um setor pode ganhar em um pedaço e perder em outro", diz. "Por isso se você misturar um pouquinho as porções é possível caminhar para onde se quer chegar e das os passos corretos para isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário