MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ronda no Bairro reduz 7% dos homicídios em Manaus, diz SSP


Dados comparam os meses de agosto e setembro de 2011 e 2012.
Cinco zonas de Manaus já possuem o programa.

Do G1 AM

Viaturas vão auxiliar no trabalho no Ronda no Bairro (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)Viaturas vão auxiliar no trabalho no Ronda no Bairro (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)
As cinco zonas da cidade em que o Ronda no Bairro atua apresentaram redução de 7% dos homicídios entre os meses de agosto e setembro deste ano,  em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram anunciados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), nesta quinta-feira (11).
O programa de segurança pública está presente nas Zonas Norte, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste, o correspondente a mais de 80% da capital amazonense. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a última região a receber o Ronda nos Bairros será a Zona Sul, nos próximos dias.
Segundo as estatísticas divulgadas pela SSP, em agosto foram registrados 78 homicídios na cidade, contra 82 em 2011, uma redução de 4,9%. Em setembro, a redução foi maior, de 10%, passando de 81 casos no ano passado para 73 neste ano.
Ainda seguindo a pesquisa, nos últimos quatro meses, de julho até o dia 11 de outubro, os resultados também são otimistas quando comparados com o mesmo período de 2011, apresentando 52 homicídios a menos. No ano passado foram 325, contra 273 em este ano. A taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes também caiu, de 51 em 2011 para 38 em 2012.

Por Zona
De acordo com o secretário-adjunto do programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, o programa vem reduzindo a criminalidade em todas as zonas da cidade desde sua primeira implantação, na Zona Norte, em 16 de fevereiro deste ano.
O melhor resultado foi visto na Zona Centro-Sul, com redução de 90% dos casos de homicídio, 56% das tentativas de homicídio e 49% nos de roubo. No geral, a diminuição da criminalidade é de 38% desde julho.
Nas Zonas Oeste e Centro-Oeste, os crimes caíram 34% e 26%, respectivamente, até setembro. Em relação a homicídios não foi registrado nenhum caso na Oeste. A secretaria detectou redução de 75% nas tentativas de homicídio e 45% nos roubos.
Na Zona Norte, até o dia 30 de setembro a queda da criminalidade foi de 25%. As maiores reduções foram nos homicídios, com queda de 48%, seguida dos roubos, que caíram 38%, e nos latrocínios, que apresentaram queda de 25%.

Já na Zona Leste apresenta queda dos crimes dói de 24% desde julho. Os assassinatos caíram 25% e os roubos 44%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário