MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de outubro de 2012

Relíquias feitas de material reciclado fazem sucesso no Círio


Conheça artesãs que fazem o Círio Sustentável.

G1 PA
O que vem do lixo é a principal matéria-prima no atelier de Ligia Maia. Ela sempre anda atenta pelas ruas, mas não precisa ir muito longe para encontrar o que procura: as latinhas estão espalhadas nas esquinas e ruas de Belém. Nas mãos da artista, o material se transforma para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
As latinhas viram imãs, que enfeitam a geladeira. "eu produzo numa faixa de 70 imãs em uma manhã", afirma Ligia.
A artista plástica Vania Braun também se ocupa com o "Círio sustentável". Ela trabalha frenéticamente nesta época do ano, e só atende o telefone se for para anotar encomendas: azulejos decorados com a imagem da padroeira dos paraenses. O material utilizado foi a sobrea de uma reforma no banheiro.
Oratórios fazem sucesso
Renovando o estoque de novidades, Ligia aprontou um oratório. O sucesso de vendas sugiu por acaso. "Na época do Círio eu vi minha mãe fazer uma torda de sardinha. Ela jogou a lata no lixo e eu juntei. No início, botei uma imagem de cera, mas depois eu vi que com a própria tampa da lata dava para fazer uma santinha", explica Ligia.
Segundo a artesão, só há um problema para atender tanta procura: "não tenho como comer tanta sardinha", brinca Ligia. "Eu distribuo pros vizinhos. Tem gente que já vem na porta da minha casa, eu dou as latas mas peço para trazerem de volta a latinha limpa", explica.
Os relicários que Vânia faz são de latas de refrigerante. A produção começa dois meses antes do Círio, e os fiéis que investem na sustentabilidade não dão espaço para o descanço. "Isso é a minha contribuição para o planeta", explica Vânia, que homenageia Nossa Senhora com sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário