MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Relator do mensalão vota por absolvição de ex-líder do governo


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, votou nesta quinta-feira pela absolvição do ex-líder do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara Professor Luizinho (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro. De acordo com Barbosa, o Ministério Público Federal (MPF) não conseguiu comprovar que Professor Luizinho se beneficiou do esquema de recebimento de recursos ilegais operado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e pelo ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

O MPF acusou Professor Luizinho de ter recebido, ilegalmente, R$ 20 mil do esquema em dezembro de 2003, valendo-se do então assessor José Nilson dos Santos. A defesa do ex-líder do governo Lula na Câmara alegou que ele não sabia que um assessor tinha recebido dinheiro do "valerioduto". Argumentou ainda que Santos era íntimo de Delúbio e negociou o dinheiro diretamente com ele. O recurso serviria para quitar despesas pré-eleitorais.

No voto, o ministro do STF, após analisar a série de depoimentos prestados por envolvidos na transação, disse que não ficou claro que Professor Luizinho tenha agido dolosamente para dissimular a origem dos recursos, vindos de uma das empresas de Valério. "Não há prova sequer se ele recebeu os recursos. Cotejando todos esses depoimentos, entendo haver uma dúvida razoável imputada ao réu Professor Luizinho", afirmou, ao ressaltar que o ex-líder do governo Lula, ao contrário de outros envolvidos no escândalo, só foi envolvido em uma única operação de recebimento de recursos de origem ilícita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário