MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Redução da oferta provoca aumento no preço pago pelo mamão no ES


Produção esperada, de 360 mil toneladas, deverá sofrer redução de 40%.
Espírito Santo produz 33% da safra nacional de mamão.

Do Globo Rural
Os produtores do norte do Espírito Santo estão otimistas com o preço pago pelo mamão. A oferta da fruta é pequena. Os agricultores que se prepararam para colher agora estão sendo ajudados pelo calor fora de época.
O verão ainda não chegou, mas os dias já estão mais quentes. No norte do estado, as temperaturas na primavera chegam a 35º. O calor favorece a produção de mamão. O clima mais quente faz o mamão amadurecer mais rápido. A fruta ganha uma coloração mais uniforme e mais amarelada. Outra vantagem está no sabor. A polpa fica mais adocicada. Todas essas características ajudam o produtor no momento de negociar os preços de venda no mercado.
A área plantada com mamão, de cinco mil hectares, é a mesma do ano passado no norte do Espírito Santo. Já a produção esperada, de 360 mil toneladas, deverá sofrer redução de 40% . A lavoura, principalmente os plantios mais novos, com menos de um ano, ainda sentem os reflexos de um inverno mais chuvoso que o normal.
Na fazenda em Sooretama são colhidas seis mil caixas da fruta por semana. No mesmo período do ano passado, a produção era de dez mil caixas.
O Espírito Santo, segundo colocado no ranking, produz 33% da safra nacional de mamão, perdendo apenas para a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário