MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de outubro de 2012

Quinhentos barcos são esperados para Romaria Fluvial do Círio 2012


Cortejo é realizado na véspera do Círio, e percorre 10 milhas pelas águas.
Concurso vai elegar embarcação mais bonita.

Do G1 PA

"Círio das Águas" deve reunir quinhentas embarcações este ano. (Foto: Shirley Penaforte/Amazônia Jornal)"Círio das Águas" deve reunir quinhentas embarcações este ano. (Foto: Shirley Penaforte/Amazônia Jornal)
Quinhentas embarcações são esperadas para a Romaria Fluvial do Círio 2012. A expectativa é da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que incentiva que os barcos sejam registrados para que possam passar pela vistoria do órgão.
Conhecida como “Círio das Águas”, a 27ª Romaria Fluvial será realizada no sábado, 13, véspera da romaria principal. O percurso de 10 milhas começa às 9h, no trapiche de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém. O cortejo segue até a Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas. De lá tem início a Moto Romaria e o Arrastão do Círio, do Instituto arraial do Pavulagem.
Cerca de 400 embarcações participaram no ano passado, mas apenas 120 estavam devidamente inscritas. “O trabalho da Capitania é o de garantir a segurança na navegação, que é responsabilidade de todos. Durante a vistoria checamos itens obrigatórios de segurança e fazemos o devido registro da embarcação. Isso garante a integridade da vida de quem navega nos nossos rios”, informa o Capitão de Mar e Guerra Francis Pereira Valle, responsável pela CPAOR.
Concurso elege os barcos mais bonitos
Os barcos inscritos na romaria poderão participar da competição que irá eleger os barcos mais bem ornamentados, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
As inscrições podem ser feitas até o dia 10, na Capitania dos Portos em Belém, localizada na Rua Gaspar Viana nº 575 – Reduto. Todas os inscritos receberão uma bandeira indicativa com uma numeração para participação no concurso.
Serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das duas categorias. A entrega dos prêmios será feita no dia 31 de outubro, em um evento especial no Pólo Joalheiro.
Romaria Fluvial conta com esquema de segurança
O esquema de segurança durante a romaria conta com um helicóptero da Marinha do Brasil, além de lanchas, um rebocador e jet skis da CPAOR e ambulanchas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o Capitão, será proibido soltar fogos na área de Miramar e as balsas com fogos deverão passar obrigatoriamente por inspeção e liberação prévia tanto por parte da CPAOR quanto do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário