MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto de cinema itinerante discute educação ambiental em Vilhena, RO


'Re-ciclo de Cinema', do Ministério da Cultura, apresentou filmes sobre o tema.
Evento encerrou passagem pela região Norte na noite de quarta-feira.

Flávio Godoi Do G1 RO

Projeto levou cinema gratuito a público de Vilhena (Foto: Flávio Godoi/G1)Projeto levou cinema gratuito a público de Vilhena (Foto: Flávio Godoi/G1)
O projeto Re-ciclo de Cinema, do Ministério da Cultura, se despediu de Rondônia e da região Norte na noite de quarta-feira (10), em Vilhena, RO, com a exibição dos filmes ‘O Lanterninha’, que conta a história do cinema e de técnicas de reciclagem e ‘Os Pinguins do Papai’, filme americano de classificação livre, que aborda a importância da preservação do meio ambiente.
A mostra aconteceu na Praça Genival Nunes onde foi montado um telão para a exibição dos longas. De acordo com o produtor do projeto, que teve entrada gratuita, Renato Augusto, a iniciativa surgiu há cinco anos e desde então já passou por 24 estados do país, totalizando 514 cidades. Vilhena foi a última da temporada na região Norte.
“Todos os anos fazemos um roteiro de apresentação do projeto que tem por objetivo difundir a educação ambiental e a reciclagem. Em Rondônia, já passamos por 15 cidades e estamos encerrando nosso trabalho no estado”, diz Renato.
Mostra de filmes encerrou na quarta-feira (10) (Foto: Flávio Godoi/G1)Mostra de filmes encerrou na quarta-feira (10)
(Foto: Flávio Godoi/G1)
Sueli do Carmo ficou sabendo da exibição dos filmes pela internet. Mesmo com a ameaça de chuva, trouxe os dois filhos, de 5 e 7 anos, para prestigiarem a mostra. “Se desde pequenos eles estenderem que cuidar da natureza é importante, acho que vão ter uma vida melhor”, observa Sueli.
Nos três dias em que a equipe do projeto esteve no município, além da apresentação na praça, palestras e workshops foram realizados em escolas mais carentes e afastadas do centro urbano do município.
“Foi muito gratificante poder ir a essas escolas e difundir a importância da sustentabilidade, além de demonstrar, por via dos vídeos e das palestras, como adotar as práticas saudáveis no dia a dia”, declara o produtor.
A equipe segue para São Paulo, SP, dando continuidade nas ações do projeto. Ao G1, Renato garantiu que para 2013 Vilhena já faz parte do calendário de apresentações, desta vez com a arte do teatro de fantoches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário