MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Programa de melhoramento genético aumenta a produção de leite em MG


Programa beneficiou 230 pequenos produtores de cinco cidades do estado.
Muitos criadores viram a produção diária mais que dobrar.

Do Globo Rural
A distribuição gratuita de sêmen de touros de boa genética ajuda a melhorar a qualidade do rebanho leiteiro nas pequenas propriedades da Zona da Mata Mineira. Muitos criadores viram a produção diária mais que dobrar.
No último ano, a produção leiteira do criador Francisco Ferreira triplicou no sítio Monte Santo, em Eugenópolis, na Zona da Mata Mineira. O resultado foi possível depois que o produtor passou a inseminar as vacas do rebanho com sêmen de touros de raça doados pelo Programa de Melhoramento Genético da região. A iniciativa da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural (Emater) e das prefeituras tem o objetivo de alavancar a produção leiteira dos pequenos produtores.
Na propriedade do produtor Francisco Ferreira, duas das 15 vacas são o resultado da inseminação artificial. A Mantena é descendente de girolando e produz 15 litros de leite por dia, quantidade maior que as vacas mestiças rendem uma média de quatro litros diários.
O programa, que começou a ser desenvolvido em 2009, beneficiou 230 pequenos produtores de cinco cidades da região. Na fazenda do criador Adir Vasque, 20 das 25 vacas em fase de lactação são resultado do melhoramento genético. Ele foi um dos primeiros a aderir ao programa, há três anos. Houve aumento de 50% na produção de leite do rebanho. Hoje, ele tira 240 litros por dia, produção que deve aumentar já que o criador tem 34 novilhos que em breve entrarão em fase de lactação.
Os pequenos criadores inscritos no programa podem receber, gratuitamente, doses de sêmen para inseminar até 20 vacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário