MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Produtores rurais estão otimistas com produção de 2012 em Ariquemes, RO


Leite e polpa de frutas lideram ranking de produção das agroindústrias.
Semaic prevê projeto para manter nível de produção durante todo o ano.

Eliete Marques Do G1 RO

Há 20 anos o produtor rural Adeir de Souza trabalha na produção leiteira  (Foto: Eliete Marques/G1)Há 20 anos Adeir de Souza trabalha na produção leiteira (Foto: Eliete Marques/G1)
A Secretaria Municipal de Agricultura Indústria e Comércio (Semaic) do município de Ariquemes, RO,  prevê para 2012, aumento econômico das agroindústrias. Em 2011, cerca de R$ 4 milhões foram movimentados durante o ano, já em 2012, a expectativa é que o valor ultrapasse R$ 5 milhões. O leite e seus derivados, e as polpas de frutas são os principais produtos fabricados pelas 78 agroindústrias implantadas no município.
O Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove), é uma ação  municipal criada em 2009 de incentivo à produção. Uma equipe de inspeção da Semaic avalia os locais de manipulação dos alimentos das agroindústrias. Se o resultado da avaliação for positivo, os produtores adquirem os registros de funcionamento por meio do número do CPF e do número de inscrição do produtor rural.
De acordo com o coordenador do Prove, Elio Kreuzberg, as agroindústrias contribuem para o desenvolvimento econômico do município, pois a renda obtida fica na cidade. “O produtor se fixa na zona rural, aumenta a renda e vive com condições dignas de vida”, avalia o coordenador.
O leite é o ítem de maior produção das agroindústrias no município, no ano passado foram produzidos cerca de 250 mil litros de leite por mês. Polpas de frutas ficam em segundo lugar no ranking de produção. Durante 2011 foram produzidas 60 toneladas de polpas; de acerola, cupuaçu, cacau e maracujá.
Tudo que consegui na minha vida foi com a produção do leite"
Adeir de Souza
O produtor rural Adeir de Souza, de 46 anos, trabalha na produção leiteira há 20 anos. Ele conta que produz cerca de 200 litros de leite por dia. Souza faz parte da Associação dos Produtores e Distribuição de Leite de Ariquemes (Aprodil), que tem 40 sócios atualmente.
Na associação funciona uma pequena agroindústria, onde 18 produtores realizam a pasteurização de cerca de dois mil litros de leite por dia. Com o produto pronto para a comercialização, Adeir vende o produto para padarias, mercados e escolas. “Tudo que consegui na minha vida foi com a produção do leite”, destaca o produtor.
O produtor de polpa de frutas Antonio Belisario do Prado, de 51 anos, também comemora o sucesso de sua pequena agroindústria. “Há quatro anos, quando comecei a trabalhar na produção, tinha apenas um freezer. Hoje temos sete freezers e duas geladeiras”, comemora Antonio. O produtor produz cerca de 500 quilos de polpa por mês, entre acerola, cupuaçu, caju, graviola, maracujá e goiaba. Para o ano que vem pretende aumentar a produção para mil quilos. “Quero aumentar a estrutura e a produção, pois o mercado é bom para as vendas”, conta.
Processo de congelamento das polpas de frutas (Foto: Eliete Marques/G1)Processo de congelamento das polpas de frutas
(Foto: Eliete Marques/G1)
Além do leite e da polpa de frutas, também se destaca nas agroindústrias, o café torrado, abatedouros de frangos, a farinha de mandioca e embutidos.
Vendas
A representante da Semaic, Mari Braganhol, explica que os produtores rurais de Ariquemes, são beneficiados através de programas de incentivo. Os produtores podem vender para a Semaic, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
No PAA, o governo federal repassa recursos para a prefeitura adquirir alimentos dos produtores. Os produtos são comprados pela Semaic e repassados para escolas, entidades sociais e pessoas carentes. Neste ano, cerca de 500 toneladas já foram adquiridos dos produtores, segundo relatório da Semaic.
Mari também ressalta o Programa Nacional da Alimentação da Escolar (Pnae), onde os produtores podem vender os produtos para escolas. De acordo com o coordenador da compra da merenda escolar do município, Antônio Marcos de Moura, este ano, as escolas adquiriram mais de 168 toneladas de alimentos, divididas em quatro compras.
Dificuldades
O coordenador do Prove destaca que uma das principais dificuldades dos produtores é manter a produção durante todo ano, pois na época de estiagem a produção de leite cai até 70%. Nos casos das polpas, a maioria dos produtores não tem sistema de irrigação, o que faz com que eles comprem as frutas de outros produtores, o que pode onerar o produto final.
“A secretaria de agricultura está desenvolvendo um projeto para 2013 com o objetivo de resolver este problema, pois atualmente fica difícil dos produtores fazerem compromissos em longo prazo”, explica Elio.
Prado sabe bem como é esta situação. Na produção das polpas, a principal fruta utilizada é a acerola, porque é a única que consegue produção durante o ano inteiro. “A água que temos só dá para manter a acerola. O restante das frutas, quando falta, tenho que comprar de outros produtores”, ressalta.
O produtor de polpa de frutas Antonio Belisario comemora o sucesso de sua pequena agroindústria (Foto: Eliete Marques/G1)O produtor de polpa de frutas Antonio Belisario comemora o sucesso de sua pequena agroindústria (Foto: Eliete Marques/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário