MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Procon orienta clientes de planos de saúde a reclamarem na Paraíba


Com paralisação dos médicos, muitos usuários ficam sem atendimento.
Segundo o Simed, cerca de 10 mil consultas deixarão de ser realizadas.

Do G1 PB

O Procon da Paraíba alertou, nesta terça-feira (16), que os clientes de planos de saúde que se sentirem prejudicados com a paralisação dos médicos que suspenderam os atendimentos devem registrar reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Pelo menos mil profissionais estão sem atender desde a segunda (15) e a paralisação deve seguir até o dia 25 de outubro, segundo o Sindicato dos Médicos (Simed-PB).
O consultor jurídico do Procon-PB, Rafael Lopes, explica que mesmo com os médicos tendo anunciado a paralisação dos atendimentos através de alguns planos de saúde, as empresas devem garantir o atendimento aos beneficiários. “Os planos de saúde devem encontrar meios de garantir o atendimento aos seus beneficiários, seja através da contratação de novos médicos ou até mesmo pagando consulta particular para os que precisarem de consulta”, informou.

Segundo Rafael Lopes, independente do tempo que durar a paralisação, as empresas que oferecem planos de saúde devem obedecer os prazos de marcação de consultas estipulados pela Resolução 259 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Para consultas básicas, como por exemplo, na área de pediatria ou clínica médica, o plano de saúde deve oferecer consultas com o prazo de espera máximo de sete dias. E isto deve ser respeitado mesmo durante o protesto dos médicos”, ressaltou.

Os consumidores que não conseguirem ser atendidos, devem ir até o Procon Estadual e registrar sua reclamação. Para tanto, é necessário ter em mãos documentos pessoais e referentes ao contrato de plano de saúde.

De acordo com o Simed, cerca de 10 mil consultas deixarão de ser realizadas nos próximos dias em toda a Paraíba. Segundo a associação, o motivo foi o baixo valor pago pelos procedimentos médicos através dos planos de saúde.

Conforme a expectativa dos sindicalistas, apenas os planos Unida e Unimed seguem em atendimento regular, pois os contratos são feitos em acordos separados entre os seus cooperados.

O Simed reivindica reajuste de 100% no pagamento de consultas e cirurgias. Segundo o sindicato, a proposta é de que os planos paguem R$ 80 aos médicos por consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário