MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Presidente da Oi critica alta carga tributária em telecomunicações


Empresas investem 15% da receita na rede e pagam 42% de impostos.
‘Inclusão digital não é opção, é um instrumento fundamental’, diz ele.

Lilian Quaino Do G1, no Rio

Fracisco Valim, presidene da Oi, fala na Futurecom, feira de telecomunicações (Foto: Lilian Quaino/G1)Fracisco Valim, presidene da Oi, fala na Futurecom,
feira de telecomunicações (Foto: Lilian Quaino/G1)
“Inclusão digital não é opção, é instrumento fundamental que o governo e a sociedade necessitam ter para a democratização da informação. Essa chance não pode ser tirada do Brasil, temos que levar cultura”, disse na tarde desta terça-feira (9) o presidente da Oi na Futurecom, feira de telecomunicações que acontece no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.
Ele citou os fatores que restringem os investimentos em infraestrutura no setor de telecom, entre eles, a alta carga tributária. Segundo Valim, os impostos pagos no serviço de telecom somam 42% da receita - 32% somente de ICMS.
“A alta carga tributária brasileira dificulta uma política de preços mais agressiva. A Anatel tem buscado diálogo e entendimento”, disse.
De acordo com Valim, as empresas de telecom investem 15% da receita todo ano em cobertura e qualidade de rede, enquanto os impostos chegam a quase três vezes mais.
“Pagamos em torno de R$ 90 bilhões em impostos num ano”, disse.

Outro impedimento para a ampliação dos serviços de telecom, segundo Valim, é o entrave da lei municipal, que dificulta execução de projetos.
“São mais de 250 leis municipais de licenciamento de obras para telecom que impedem ou restringem a instalação de novas antenas”, explicou.
Para ele, o ambiente regulatório é importante para continuar o desenvolvimento do setor.
Internet móvel vai superar a fixaCarlos Zenteno de los Santos, presidente da Claro, por sua vez disse que o que vai medir a competitividade e o progresso de um país é a qualidade de sua internet. Ele ressaltou que o aumento do poder aquisitivo da classe C abre muitas oportunidades para o setor de telecomunicações. Para ele, até 2014 a internet móvel vai superar a internet fixa.
“O 4G é um elemento importante para entregar a internet de alta velocidade aos usuários”, disse.
A empresa se prepara para a demanda com a instalação de um cabo submarino que sai do Rio de Janeiro, passa por Fortaleza, no Ceará, e vai para os Estados Unidos com capacidade para 500 gigabits por segundo o que, de acordo com o executivo, vai garantir a qualidade dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário