MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Postos do SUS realizam teste de doença falciforme


Flávia Faria A TARDE

  • Haroldo Abrantes | Ag. A TARDE
    Campanha tem como objetivo intensificar o número de testes diagnósticos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira, 18, que ampliará a realização do exame de detecção da doença falciforme em vários postos de saúde da rede pública. "Além das unidades de referência, que já o fazem normalmente, diversos outros postos  estão coletando amostras para a realização do exame", informa Maria Cândida Queiroz, coordenadora  do  Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria da Saúde.
Os exames extras seriam realizados até hoje, quando termina a Semana de Divulgação da Doença Falciforme. Entretanto, a  secretaria decidiu ampliar o prazo para a próxima sexta-feira, dia 26.
A campanha tem como objetivo intensificar o número de testes diagnósticos - denominado eletroforese de hemoglobina - e ampliar o número de portadores atendidos pelos centros de referência do SUS. Dados do Programa Nacional de Triagem Neonatal indicam que a Bahia é o Estado  com o maior número de portadores da patologia.
Teste do pezinho - Mais conhecida como anemia falciforme, a doença é  genética e  pode ser diagnosticada pelo teste do pezinho, realizado em recém-nascidos.
Segundo a médica geneticista Helena Pimentel, crianças que recebem acompanhamento médico desde cedo têm menos chances de desenvolver complicações.
"Desde cedo, a família já passa a tomar cuidados preventivos que fazem com que a criança possa ter uma vida normal", diz.
Foi assim que  Salim Gabriel, de apenas um mês e meio de idade, teve a doença identificada. "Como descobrimos logo, ele vai crescer brincando e pulando, como qualquer outra criança", diz a mãe, Claudine da Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário