MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Piauí pede adiamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa


Falta de pasto, causada pela seca, deixou o rebanho debilitado.
Gado pode não resistir ao manejo necessário para a aplicação da vacina.

Do Globo Rural
O governo do Piauí aguarda uma decisão do Ministério da Agricultura sobre o pedido de adiamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. O rebanho, que está debilitado por causa da seca, pode não resistir ao manejo necessário para a aplicação da vacina.
O rebanho bovino sofre com os efeitos d estiagem prolongada no município de Francinópolis, que a cerca de 200 quilômetros de distância de Teresina. Muitos animais começaram a morrer de fome e sede. Sem chuva, o pasto da maioria das propriedades da região desapareceu. Os reservatórios, que também não resistiram à seca, estão completamente vazios.
O criador Manoel Aquino mantém um pequeno rebanho para produção de leite. A escassez da ração deixou os animais estão debilitados. Ele está preocupado com a vacinação contra a febre aftosa e teme que os animais não resistam.
O governo do Piauí solicitou ao Ministério da Agricultura a suspensão por tempo indeterminado da vacinação contra aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária avalia que a situação do rebanho é precária, principalmente nos 187 municípios que decretaram situação de emergência por causa da seca.
O estoque de vacina contra aftosa é reduzido nas lojas especializadas. Os comerciantes aguardam uma decisão oficial para solicitar o produto ao fabricante.
A resposta do Ministério da Agricultura deve sair nesta sexta-feira (26). Antes da decisão, o ministério resolveu consultar outros estados do Nordeste para saber a condição do rebanho da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário