MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pelegrino diz que ainda avalia apoios e pode ter Lula e Dilma em Salvador


Candidato afirma ter marcado conversa com presidente do PMBD na Bahia.
Petista teve 513.350 votos, o equivalente a 39,73% dos votos válidos.

Lílian Marques Do G1 BA

pelegrino (Foto: Lílian Marques/G1)Candidato do PT falou sobre o segundo turno nesta
segunda, em Salvador (Foto: Lílian Marques/G1)
O candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino (PT), realizou coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (8), em Salvador, para falar sobre a disputa no segundo turno das eleições 2012 na capital baiana. Ele afirmou que as conversas de apoio começaram nesta manhã, mas ainda não há definições. Disse ainda que a presidente Dilma Rousseff entrou em contato com ele após o resultado do pleito no domingo (7), o parabenizou e se colocou à disposição para apoio. Pelegrino afirmou que há a possibilidade de participação da presidente e do ex-presidente Lula em um comício em Salvador.

"Considero todos os candidatos importantes. Já conversamos [ele e a vice Olívia Santana] por telefone com Mário Kertész, Márcio Marinho e Hamilton Assis. Nós estamos trabalhando para conversar com todos. Tem conversas nacionais também. Acho que há uma linha nacional que pode facilitar o diálogo, mas temos que conversar. Ainda não conversamos com Geddel [Vieira Lima], do PMDB. Falei com o presidente do PMDB [Lúcio Vieira Lima] por telefone e vamos conversar pessoalmente, espero que seja uma conversa proveitosa. Se dependesse de mim, tinha fechado todos os apoios ontem [domingo], mas política tem seu tempo", disse.
Sobre a campanha no segundo turno, Pelegrino afirmou ao G1 que a estratégia utilizada será a mesma do primeiro turno. "Será limpa, co-produtiva, que destaca a importância dos nossos projetos para Salvador, como a ampliação da manutenção da cidade. Vamos continuar defendendo nossas propostas e fazendo as críticas quando necessário. Nós ainda não governamos Salvador. A disputa vai ser acirrada, mas estou confiante", concluiu.
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador)
Segundo a Justiça Eleitoral, Nelson Pelegrino teve 513.350  votos, o equivalente a 39,73% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). ACM Neto recebeu 518.976 votos, o que corresponde a 40,17%. A diferença entre os candidatos foi de 5.626 votos, menos de 1%.
Repercussão
Logo depois da contagem dos votos, os candidatos que vão disputar o segundo turno falaram sobre os resultados obtidos nas urnas. “Nós fizemos o nosso trabalho e vamos manter no segundo turno. O Ibope mais uma vez errou na Bahia. Eu tenho que agradecer todo dia ao povo de Salvador por ter me dado essa votação", disse o candidato democrata em seu comitê de campanha em Salvador na noite deste domingo (7).
"A leitura é que nós saímos com 13% e chegamos empatados. Nós sempre apostamos que essa eleição seria definida no segundo turno. Acho que nós vamos ganhar a eleição", afirmou o candidato Nelson Pelegrino, do PT, em seu comitê de campanha, logo após resultado parcial da disputa.
Perfis
ACM Neto é deputado federal pelo terceiro mandato. O candidato democrata disputou as eleições municipais em Salvador em 2008, quando João Henrique (PP) foi reeleito prefeito da capital baiana.
Salvador (Foto: Arte/G1)
ACM Neto iniciou a campanha eleitoral aparecendo em primeiro lugar na primeira pesquisa Ibope divulgada em Salvador. Nas duas pesquisas seguintes, manteve-se na frente. Nas duas últimas edições da pesquisa, foi apontada possibilidade de segundo turno em Salvador.
Pelegrino afastou-se das atribuições como deputado federal (quarto mandato) para entrar pela quarta vez na disputa pelo cargo de prefeito de Salvador. Ele começou a aparecer na frente da pesquisa Ibope nas edições divulgadas em 27 de setembro e 6 de outubro.
Durante a corrida eleitoral, Pelegrino e ACM Neto trocaram uma série de críticas. A disputa foi marcada principalmente pelos direitos de respostas que cada candidato conseguiu junto à Justiça Eleitoral.
Propostas de ACM Neto
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do Democratas, está a criação das “prefeituras-bairros” com o objetivo de levar a gestão municipal para várias partes da cidade. O candidato apresentou também a proposta de criar o “Centro de Operações de Salvador” para viabilizar a melhoria da viabilidade urbana. Para os passageiros de ônibus, o candidato prometeu o “bilhete único integrado por três horas para que com apenas um bilhete o usuário possa usar trem, ônibus e metrô. Na área da saúde, o democrata afirmou pretender implantar um “Programa Integrado para a Infância” e expansão no sistema de atendimento de creches, além da construção de centros de educação integral.P
Propostas de Pelegrino
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do PT, está a campanha “Trânsito Livre”, que visa construir viadutos e novas vias, como a Avenida 29 de Março. Na área da saúde, ele propôs implantar oito centros integrados de atenção à saúde, chamados também de policlínicas, que terão 13 especialidades médicas, além da criação da ambulância e helicóptero SOS no Ar. No quesito mobilidade urbana, ele apontou a implantação do sistema integrado de transporte coletivo, englobando as linhas 1 e 2 do metrô e recuperar os trens do subúrbio.
Veja o resultado completo:
ACM Neto (DEM) – 518.976 (40,17%)
Pelegrino (PT) – 513.350 (39,73%)
Mário Kertész (PMDB) – 121.894 (9,43%)
Márcio Marinho (PRB) – 84.094 (6,51%)
Hamilton Assis (PSOL) – 33.650 (2,60%)
Da Luz (PRTB) – 20.143 (1,56%)
Brancos – 72.972 (4,84%)
Nulos – 141.443 (9,39%)
Abstenção – 375.022 (19,93%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário