MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ONDE ESTÃO AS CRECHES QUE DILMA PROMETEU FAZER UMA POR DIA ANTES DE SER ELEITA?

Pais mantêm acampamento há 3 dias em Cuiabá por vaga em creches

Familiares aguardam na fila desde sexta-feira (19) para matricular filhos.
Pais enfrentam falta de comida e banheiro para garantir vaga aos filhos.

Do G1 MT

Pais mantêm acampamento há três dias em frente a creches da rede pública de Cuiabá para assegurar uma vaga aos filhos. Mesmo diante das condições precárias, eles alegaram que só tomaram essa atitude porque na visão deles faltam creches na capital.

Na madrugada desta segunda-feira (22), a equipe de reportagem da TV Centro América flagrou uma fila com 61 pessoas em frente à Creche Estadual Nasla Joaquim Aschar, no CPA I. A fila foi formada na última sexta-feira (19). O local, porém, vai receber apenas 50 crianças. “Você não dorme, apenas dá uma cochilada. Porque estão fazendo as chamadas o tempo todo para verificar se estamos na fila. Eles tiram a vaga e entregam pra outra pessoa”, relatou uma das mães, Elizabete Perreira.   
   
Para garantir atendimento a todos, os próprios pais criaram uma lista de espera. “Nós estamos colocando o nome da criança e a data de nascimento dela para evitar até que,  no dia da matrícula, aconteça que alguém venda a vaga e outra pessoa seja matriculada no lugar. Esta é uma lista que os pais se organizaram para fazer. Porém, a Seduc (Secretaria Estadual de Educação) falou que não vai segurar esta lista até a segunda ordem”, afirmou  a vendedora, Olga Nascimento que ajudou a organizar a lista.
A vendedora Raphaelly de Queiros teve que levar o filho para o local. Segundo ela, todos correram risco por conta do intenso fluxo de veículos. “Nós estamos correndo risco de ficar aqui quando os carros passam e não param no quebra-molas. Pode acontecer acidente e atingir as famílias aqui. Além das barracas que não aguentam, nesta noite ventou muito”, contou.
Já em outro ponto da cidade, o movimento também foi intenso. Na Creche Estadual Maria Eunice Duarte, no Centro Político Administrativo, por volta das 7h desta segunda-feira, 72 pessoas já estavam na fila. As pessoas, no final de semana, não tinham à disposição nem banheiro e água que pudessem usar.  Todos se organizaram e contrataram dois banheiros químicos que foram montados no local.
  •  
Pais contrataram até banheiro químico que foi instalado no local (Foto: Reprodução/TVCA)Pais se uniram e dividem comida, água e até contrataram banheiro químico (Foto: Reprodução/TVCA)
“A gente fez uma cota por pessoa de R$ 10, só que, o acordo foi durante o último final de semana. E agora, possivelmente, teremos que renovar o contrato para as famílias usarem os banheiros”, contou o funcionário público, Vitor Figueredo, que também ajudou na organização das filas.    

Outro lado
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que as matrículas seriam, em um primeiro momento, realizadas a partir do dia 5 de novembro, porém, a pasta adiantou que estuda oficializar uma nova data devido à demanda pelo grande número de pessoas que aguardam na fila.
Sobre as familiares que já estão nos locais, a Seduc ainda disse que todos foram informados da alteração da data e que não pode impedir que elas fiquem acampadas. Já sobre a lista que os pais fizeram, a pasta confirmou que a listagem não tem relação com a secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário