MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de outubro de 2012

'O Reino Cantado de Luiz Gonzaga' desvenda os encantos da sanfona


Músicos falam da importância e peculiaridades do instrumento. A sanfona, ou acordeon, foi popularizada pelo Rei do Baião.

G1 PE
 O programa "O Reino Cantado de Luiz Gonzaga", da Globo Nordeste, homenageia o legado do Rei do Baião, no ano do centenário do seu nascimento. Depoimentos de artistas, músicos, fãs e estudantes de música deixam claro a importância do pernambucano de Exu para a música brasileira. Confira o primeiro bloco do programa no vídeo ao lado.
Luiz Gonzaga inventou o baião e mudou para sempre o jeito de tocar sanfona em qualquer que seja o gênero musical. Sanfoneiros como Camarão, Beto Hortis, Terezinha do Acordeon e Amazan contam como Luiz Gonzaga influenciou na maneira de tocar a sanfona, ou acordeon.
O afinador Lula do Acordeon deixa claro que a fama do compositor de "Asa Branca" não se deu à toa, quando cita a técnica inventada por Gonzagão. "Ele criou o resfolengo do fole, como ele chamava. Se for fazer esse som abrindo o fole, não vai conseguir", exemplifica.
 A herança do Rei do Baião fixou ritmos como forró, pé de serra, xaxado, baião e xote no imaginário popular. E fez com que seguidores tivessem vontade de perpetuar a cultura nordestina. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, foi criado o Projeto de Iniciação Musical Jacinto Silva, uma  escola de sanfona de oito baixos. Confira o segundo bloco do programa no vídeo ao lado.
"É um instrumento difícil, porque é limitado. Abrindo é um tom e fechando é outro. É complicada de tocar por causa disso", afirma Baixinho dos Oito Baixo. "O instrumento estava em extinção. Ninguém conhecia mais. Quando a gente mostrava, as pessoas pensavam que era um brinquedo. O importante é que a gente queira e saiba da importância", acredita a aluna Letícia Lopes.
O programa mostra ainda tudo sobre a fábricação de uma sanfona. O músico Amazan explica o passo a passo da montagem de uma sanfona, da marcenaria à afinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário