MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de outubro de 2012

Novo presidente da Embrapa quer aliar agricultura e sustentabilidade


Recursos oferecidos por satélites detalham a ocupação de áreas no Brasil.
Maurício Antônio Lopes assumiu o cargo na quinta-feira (11).

Do Globo Rural

Ao assumir a presidência da Embrapa, Maurício Antônio Lopes falou sobre os projetos que tem para a empresa durante a sua gestão.
O mineiro, Maurício Antônio Lopes, é funcionário de carreira da Embrapa há 23 anos. Ele é agrônomo e se formou na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Desde o ano passado, ocupava o cargo de diretor de pesquisa e desenvolvimento.
Maurício Antônio Lopes substitui Pedro Arraes, que foi exonerado da presidência na semana passada, depois que o conselho de administração da empresa concluiu que houve descumprimento de normas para a criação da Embrapa Internacional. Sobre o assunto, o novo presidente disse que uma sindicância está apurando o caso.
"O que aconteceu recentemente na verdade foi um problema relacionado à forma como a Embrapa Internacional foi criada. O fato de que a Embrapa Internacional criada, de acordo com aquele modelo, tenha sido extinta não significa absolutamente que a Embrapa vai regredir ou vai diminuir a ênfase na sua cooperação internacional”.
O presidente da Embrapa também falou sobre os próximos passos da empresa. Ele disse que vai intensificar as pesquisas no setor sucroalcooleiro para buscar inovações na produção de energia. Além disso, os pesquisadores vão usar mais os recursos oferecidos pelo monitoramento por satélite, para detalhar como as áreas são ocupadas no Brasil, e o que é possível ser feito para aliar agricultura e sustentabilidade.
“Toda a discussão do Código Florestal acho que mostrou pra nós que o Brasil conhece pouco da sua base de recursos naturais, significando que a gente tem que fazer mais investimentos em tecnologia, em conhecimento, em métodos que vão nos fazer entender melhor essa rica base de recursos naturais que nós temos e fazer uma gestão da agricultura sobre esse grande espaço geográfico de uma maneira mais eficiente, mais planejada”.
Embora já esteja desempenhando as funções, a cerimônia oficial da posse do agrônomo Maurício Antônio Lopes vai ser realizada na segunda-feira (15), no Ministério da Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário