MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

No Recife, projeto transforma Parque da Jaqueira em biblioteca a céu aberto


“Livros Livres” distribuiu obras da literatura pelo parque nesta sexta.
Ideia é que população devolva os livros para outros lerem.

Do G1 PE

O Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, virou uma grande livraria ao ar livre na manhã desta sexta-feira (5). Quem foi ao local para fazer exercícios ou brincar com os filhos encontrou livros espalhados nos bancos e nos gramados – e eles não estavam perdidos e esquecidos no local. O projeto “Livros Livres”, ação da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe, quer promover o acesso à literatura da população da cidade, através dessa ação.

A ideia é que as pessoas peguem o livro para ler e, ao terminar à história, devolva nas dependências do parque, para que outro interessado possa pegá-lo. Com uma etiqueta explicando a proposta, os cerca de cem livros foram pouco a pouco chamando a atenção de quem passava pelo Parque da Jaqueira. “É uma ideia fantástica. Eu não tinha o hábito de ler, passei a ler recentemente e estou vendo a importância disso agora”, contou o representante comercial Antônio Miranda.

Com livros doados pelo Funcultura e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o conceito do projeto é o de “bookcrossing”, ou seja, o ato de “esquecer” livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas os levem. A ação vai acontecer sempre na primeira sexta-feira do mês, cada vez em um bairro diferente, para transformar o Recife numa grande biblioteca.

“Têm livros de poemas, contos, de autores pernambucanos, nacionais e internacionais. A ideia é que as pessoas possam também pegar os livros que já têm e dedicar a esse leitor anônimo que pode encontrar o livro em outro local”, falou Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secretaria de Cultura do Estado. As pessoas que quiseram fazer a mesma coisa com seu livro podem procurar o Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263, para adquirir um selo do projeto.

No Parque da Jaqueira, durante a manhã, as pessoas começaram a ler enquanto ainda estavam usufruindo o espaço. “Dá para fazer uma caminhada e ler ao mesmo tempo, conciliar. Achei maravilhoso. Em dois ou três dias leio e devolvo”, falou o subgerente de farmácia Carlos André. “Sempre gostei de ler e acho importante as pessoas cultivarem. A ideia é legal; você vê as pessoas se empreendendo em achar”, completou o estudante Gustavo Pires. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3184-3166.

Nenhum comentário:

Postar um comentário