MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

No AM, laboratório testa segurança de brinquedos para o Dia das Crianças


Segundo Inmetro, acidentes com brinquedos correspondem a 14% no Brasil.
Produtos passaram por testes de queda, acústicos, mecânicos e ergométricos.

Do G1 AM

Segundo Inmetro, produtos infantis representam 14% do total de acidentes de consumo no Brasil (Foto: Francisco Araújo/Fucapi)Segundo Inmetro, produtos infantis representam 14% do total de acidentes de consumo no Brasil (Foto: Francisco Araújo/Fucapi)
De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os produtos infantis, que incluem os brinquedos, representam 14% do total de acidentes de consumo no Brasil. Para padronizar a segurança dos objetos, os produtos são submetidos a ensaios físicos, químicos, elétricos, dentre outros, conforme regulamentação vigente no país, e somente os que atenderem aos requisitos, incluindo produtos importados, recebem o selo de certificação.
Um dos laboratórios de testes credenciados pelo Inmetro está instalado na Zona Sul de Manaus, e segundo a coordenadora do Centro Geral de Serviços Tecnológicos do local, Hyelen Gouvea, os brinquedos passaram por testes, como os de queda, acústicos, mecânicos, ergométricos, e outros. Uma das avaliações foi realizada quanto ao teor de metais pesados em produtos infantis, cuja contaminação pode ocorrer pela digestão, quando uma pequena parte do brinquedo é engolida por uma criança. "Esse tipo de ensaio visa avaliar os limites tóxicos do produto. Uma massa de modelar, por exemplo, pode conter substâncias cancerígenas, algo que só é confirmado por ensaios em laboratório”, explicou.
Ainda de acordo com ela, a maior parte dos acidentes domésticos pode ser evitada se mantidas as restrições de faixa etária e uso dos produtos. “Em alguns casos, um brinquedo que oferece risco a uma faixa etária pode ser utilizado perfeitamente por crianças de idade mais elevada e com um certo entendimento. Nesses casos, a faixa etária e as restrições devem ser colocadas no rótulo do brinquedo. Por isso, os pais têm que observar também a faixa etária indicada do produto, outra característica que o fabricante é obrigado a especificar na embalagem" completou.
Segundo o Inmetro, os testes de laboratório, em geral, simulam as maneiras como a criança poderia interagir com o brinquedo. Mas, ainda assim, a supervisão dos adultos é fundamental.

Dicas de segurança do Inmetro:
- Brinquedos com ruídos excessivos podem causar danos à audição;
- Evite brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a engoli-los;
- Atenção aos brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos;
- Em hipótese alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão;
- Brinquedos têm, sim, prazo de validade. Verifique o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo;
- Atenção especial a brinquedos que possam levar a sufocamento, como cordas, balões ou peças muito pequenas;
- Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo;
- Verifique se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome, CGC, endereço);
- Evite brinquedos que possam ocasionar choque elétrico;
- Os brinquedos devem conter selo de segurança fornecido pelo Inmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário