MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Moradores reclamam de prejuízos causados por apagão na Bahia


Durante a madruga uma casa pegou fogo e uma loja foi arrombada.
Apagão atingiu 12 estados brasileiros, entre eles, Bahia, Ceará e Alagoas.

Ruan Melo e Ingrid Maria Machado Do G1 BA

Luz começou a voltar na capital baiana por volta das 2h30 desta sexte-feira (26) (Foto: Lílian Marques/ G1)Luz começou a voltar na capital baiana por volta das 2h30 desta sexte-feira (26) (Foto: Lílian Marques/ G1)
Comerciantes de Salvador contam que tiveram perdas nas vendas devido ao apagão que afetou os doze estados do Nordeste do país foram afetados desde o final da noite de quinta-feira (25), e início da madrugada desta sexta (26). Segundo o gerente de um restaurante na capital baiana, Luis Alberto, ele teve que fechar as portas do estabelecimento em que trabalha mais cedo. O apagão que afetou os nove estados do Nordeste e parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

“Alguns clientes não tiveram paciência para ficar na fila e saíram. Uma média de 30 a 40 pessoas ficaram sem pagar”, conta Luis Alberto. Já o advogado Marcelo Melo, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), Deputado Luís Eduardo Magalhães, por volta das 11h45, diz que teve que aguardar a energia ser restabelecida para poder entrar em casa.
“A energia acabou no momento que eu saí do aeroporto. Quando eu tirei o carro do estacionamento acabou a energia. Eu não estava com as chaves do pedestre, só estava com a chave do controle de garagem”, conta o advogado.

Bairro do Rio Vermelho completamente sem luz na noite desta quinta-feira (25), em Salvador (Foto: Giacomo Mancini/ Arquivo Pessoal)Bairro do Rio Vermelho completamente sem luz
na noite desta quinta-feira (25), em Salvador
(Foto: Giacomo Mancini/ Arquivo Pessoal)
O apagão atingiu toda a cidade de Salvador. De acordo com moradores, em alguns bairros o problema durou mais de cinco horas. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), o fornecimento de energia começou a ser restabelecido na capital por volta das 2h30 da manhã desta sexta-feira.
Semáforos
O problema no fornecimento de energia ainda afeta alguns semáforos da capital na manhã desta sexta-feira. Segundo a Transalvador, ainda há equipamentos desligados no Vale dos Barris, na região da Praça João Magabeira. No entanto, o órgão informa que não há lentidão no tráfego de veículos na região.
Crimes
Segundo a Central de Polícias (Centel), uma loja de móveis foi arrombada na madrugada de quinta-feira. O órgão informou que o estabelecimento está localizado no bairro de Nazaré, na rua Professor Antônio Borja. A quantia levada não foi informada. O caso será investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris).
Incêndio
Durante o apagão um casarão pegou fogo no bairro de Nazaré, na Mouraria. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas equipes foram até o local por volta das 2h. As chamas foram controladas às 5h. O órgão informou que ninguém ficou ferido. As causas do incêndio são desconhecidas.
  •  
Segundo Cofic, fumaça visto no Polo de Camaçari é resultado da retoma dos trabalhados das empresas (Foto: Gleidson Chagas/ Arquivo Pessoal)Segundo Cofic, fumaça emitida pelo Polo de Camaçari
é resultado da retomada dos trabalhados das empresas
(Foto: Gleidson Chagas/ Arquivo Pessoal)
Polo de Camaçari
O Polo Industrial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, também foi afetado pelo apagão por volta das 23h15. De acordo com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), algumas empresas paralisaram as atividades, mas sem “consequência do ponto de vista da segurança das pessoas e do meio ambiente”.  Por volta das 3h desta sexta-feira as indústrias começaram a retomar gradativamente suas atividades.
Uma fumaça emitida pelo Polo de Camaçari foi vista por moradores durante a manhã desta sexta-feira. De acordo com o Cofic, ela é resultado dos procedimentos de retomada das atividades pelas empresas que paralisaram os trabalhos durante o apagão. O órgão informou que a situação está sob controle.
Detran
O atendimento dos serviços prestados pelo sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) foi comprometido em todo o estado. Segundo o órgão, uma equipe de Tecnologia da Informação do Detran está tentando solucionar o problema, mas ainda não informaram previsão de retorno.
Prejuízos
De acordo com a Coelba, os clientes que tiveram algum aparelho elétrico danificado em decorrência de interrupção no fornecimento de energia elétrica, devem registrar uma Reclamação por Danos Elétricos através da Central de Teleatendimento da concessionária, pelo número 0800 071 0800, ou pelo site do órgão. Os consumidores também podem fazer o registro em qualquer agência de atendimento da instituição. Será necessário informar a data e o horário da interrupção do fornecimento de energia elétrica, além de dados sobre o equipamento danificado (marca, modelo e ano).
Mesmo com apagão, Mercado do Peixe teve movimento em Salvador (Foto: Lílian Marques/ G1)Mesmo com apagão, Mercado do Peixe teve movimento em Salvador (Foto: Lílian Marques/ G1)
A Coelba também informou que após realizada a reclamação, a concessionária irá vistoriar o equipamento em até 10 dias e tem até 15 dias para informar sobre o deferimento ou não do pedido. No caso de equipamentos utilizados para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos (geladeiras, por exemplo), o prazo para inspeção e vistoria é de 1 dia útil. Segundo o órgão, o consumidor tem, a partir do dia da interrupção, 90 dias para solicitar ressarcimento junto à empresa.
Serviços
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou ao G1 que o Aeroporto Internacional de Salvador funcionou normalmente com o auxílio de geradores. Nenhum voo previsto para o final da noite de quinta-feira (25) e a madrugada desta sexta-feira (26) foi cancelado, segundo  a Infraero.
O posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais da rede pública de saúde em Salvador, informou que apenas o centro cirúrgico da unidade funcionou com geradores nesta madrugada.
Causas
De acordo com a Coelba, o apagão em estados das regiões Norte e Nordeste do país afetou 100% dos municípios da Bahia. O problema no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 de quinta-feira e começou a ser restabelecido em alguns municípios a partir das 00h30.

Segundo  Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia pode ter causado o problema. A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário