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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mercado de luxo da China abre oportunidades de negócios para SC


País oriental tem importado itens do segmento com alto valor agregado.
Delegação com empresas do setor de calçados visitará a China este mês.

Do G1 SC

Missão era composta de empresários de vários estados (Foto: Fiesc/Divulgação)Missão era composta de empresários de vários
estados (Foto: Fiesc/Divulgação)
Integrantes da missão brasileira à China realizada pela Federação das Indústrias concluíram que o país oriental pode ser um importante mercado para produtos de luxo. Ainda este mês, a missão espera enviar uma delegação composta por oito grandes empresas brasileiras do setor de calçados.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme, afirmou que a China tem importado itens do segmento com alto valor agregado. "A missão está deixando muito claro aos empresários participantes de que é necessário estar atento a essas oportunidades", relatou, acrescentando outro dado apresentado pelas autoridades brasileiras no país asiático: a China é o maior importador de vinhos do Brasil.

Conforme estudo da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), a classe média chinesa, formada por cerca de 300 milhões de pessoas, é um mercado consumidor de produtos de vestuário, joias e calçados de alta qualidade. Durante a visita, a missão também foi ao Sul do país para a Feira de Cantão, evento de negócios da China, realizado em Guangzhou. O Brasil possui na feira um pavilhão de 216 metros quadrados.

Em 2011, quando a China foi o principal destino das exportações brasileiras, o comércio entre as duas nações somou US$ 77 bilhões. O Brasil ocupa o décimo lugar na lista dos principais parceiros comerciais da China. Dono da maior reserva cambial do mundo, o país é a segunda maior economia do planeta, o maior exportador e o terceiro maior importador mundial.

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