País oriental tem importado itens do segmento com alto valor agregado.
Delegação com empresas do setor de calçados visitará a China este mês.
Missão era composta de empresários de vários
estados (Foto: Fiesc/Divulgação)
Integrantes da missão brasileira à China realizada pela Federação das
Indústrias concluíram que o país oriental pode ser um importante mercado
para produtos de luxo. Ainda este mês, a missão espera enviar uma
delegação composta por oito grandes empresas brasileiras do setor de
calçados.estados (Foto: Fiesc/Divulgação)
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme, afirmou que a China tem importado itens do segmento com alto valor agregado. "A missão está deixando muito claro aos empresários participantes de que é necessário estar atento a essas oportunidades", relatou, acrescentando outro dado apresentado pelas autoridades brasileiras no país asiático: a China é o maior importador de vinhos do Brasil.
Conforme estudo da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), a classe média chinesa, formada por cerca de 300 milhões de pessoas, é um mercado consumidor de produtos de vestuário, joias e calçados de alta qualidade. Durante a visita, a missão também foi ao Sul do país para a Feira de Cantão, evento de negócios da China, realizado em Guangzhou. O Brasil possui na feira um pavilhão de 216 metros quadrados.
Em 2011, quando a China foi o principal destino das exportações brasileiras, o comércio entre as duas nações somou US$ 77 bilhões. O Brasil ocupa o décimo lugar na lista dos principais parceiros comerciais da China. Dono da maior reserva cambial do mundo, o país é a segunda maior economia do planeta, o maior exportador e o terceiro maior importador mundial.
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