MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MAIS UM ABSURDO

Sem combustível em ônibus escolar, alunos deixam de ir às aulas em MT

Oito ônibus escolares que atendem a 20 comunidades estão parados.
Seduc diz que pagamento de transporte escolar foi feito na quinta-feira.

Do G1 MT

Ônibus escolar sem combustível em Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)Ônibus escolar sem combustível deixa de levar alunos às
escolas em Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)
Crianças e adolescentes que moram nas comunidades rurais de Nossa Senhora do Livramento e Poconé, municípios a 42 e 104 quilômetros de Cuiabá, estão há duas semanas sem ir até as escolas. O motivo é que os ônibus que fazem o transporte dos alunos estão parados por falta de pagamento de combustível fornecido pelo governo do estado. A Secretaria de Estado de Educação afirmou que o pagamento foi realizado nesta quinta-feira (18).
No total, são oito veículos que atendem a 20 comunidades rurais desses municípios. De acordo com os diretores das escolas, há duas semanas os ônibus deixaram de andar porque o posto responsável pelo abastecimento se recusa a fornecer o combustível por falta de pagamento.
Na Escola Estadual Antônio Garcia, em Poconé, as salas de aula estão vazias. A diretora da unidade de ensino, Elaine Matos, diz que até tentou resolver o problema com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “Desde o início de setembro nós entramos em contato com várias superintendências da Seduc para passar o problema, mas até agora não foi resolvido”, disse Elaine.
Dos 500 alunos que estudam naquela unidade, cerca de 95% deles moram nas comunidades rurais e dependem dos ônibus. “São 22 quilômetros. Não tem condição de trazer”, disse a mãe de um dos estudantes.
No entanto, os pais e professores dizem que não é a primeira vez que isso ocorre. “Você vai atrás de uma secretaria e eles passam pra outra e fica nesse joga de empurra, né? Então, de quem é essa culpa? Sabendo que a educação é prioridade e que nós moramos no campo, precisamos do transporte”, reclamou a professora Edinalda Oliveira.
A falta de ônibus escolares afeta a comunidade rural Ninho das Águas, na cidade de Nossa Senhora do Livramento. De acordo com a direção da Escola Estadual Monte Herman, a prefeitura não recebeu verba do estado para pagar a empresa do transporte.
Outro lado
Em nota, a Seduc-MT informou que ainda na quinta-feira (18) foi enviado o pagamento da quinta parcela do transporte escolar em Mato Grosso. A estimativa é que em dois dias, prazo das transações bancárias, o dinheiro esteja liberado para as prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário