MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Mais de 50 serão denunciados por fraude eleitoral em cidade do RS


Lista inclui o prefeito e o vice-prefeito eleitos em Dom Pedro de Alcântara.
Eles são acusados de comprar votos de eleitores de outras cidades.

Giovani Grizotti Da RBS TV

Placa Deboche (Foto: Giovani Grizotti / RBS TV)Vereador colocou placa em frente à sua casa em forma de deboche (Foto: Giovani Grizotti / RBS TV)
A Justiça Eleitoral deve notificar nas próximas semanas mais de 50 pessoas acusadas de fraude nas eleições de 2008 na cidade de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Formada em sua maioria por eleitores, a lista inclui também o prefeito e o vice eleitos na cidade em 2012, Márcio Biasi (PP) e Adenir Webber (DEM). Eles são acusados de corrupção eleitoral e formação de quadrilha.

A denúncia do Ministério Público (MP) foi baseada em uma investigação da Polícia Federal, em que eleitores de outras cidades admitiram ter transferido o título eleitoral para Dom Pedro de Alcântara em troca de vantagens, como o recebimento de dinheiro e comida. “O Ministério Público narrou mais de 50 fatos contra esses agentes desde corrupção eleitoral passando por transferência ilegal de títulos”, diz o promotor de Justiça Vinicius de Melo Lima.
A lista de acusados pela fraude inclui também eleitores. É o caso de um homem que acertou a venda de votos. "Ofereceram uma  cesta básica, ofereceram comida. Em troca, pediram para nós transferi o nosso voto", diz ele, que prefere não se identificar.
Interrogada pela Polícia Federal, uma intermediária do esquema confessou participação na suposta fraude. Disse que Adenir Webber era o chefe do esquema de compra de votos e que cada eleitor recebia entre R$ 50 e RS 150 para votar nele para vereador e em Márcio para prefeito. A denúncia da promotoria foi aceita pela Justiça em março deste ano. Mas o processo está parado porque os réus ainda não foram notificados.
“(O problema ocorre) por precaridade de pessoal e em razão do pleito municipal. A gente não tem estrutura para dar vazão normal ao serviço do cartório. Agora, normalizando o serviço, a gente já consegue fazer a citação de grande parte desses réus", afirma o chefe do Cartório Eleitoral de Torres, Marconi Caldeira.
Prefeito eleito da cidade e réu no processo, o candidato Márcio Biasi chegou a ter a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa, mas conseguiu concorrer graças a um recurso que ainda depende de confirmação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).
Já o vice-prefeito eleito Adenir Webber responde a processo pelo esquema que ficou conhecido “farra das diária”, revelado pela RBSTV. Como deboche, um aliado dele, o vereador Gilmar Evaldt, também flagrado na farra, colocou placas em frente à sua casa, lembrando da reportagem do Fantástico e do flagrante em que ambos foram pegos fazendo compras no Paraguai em horário que deveriam estar em um curso.
Os candidatos Marcio Biasi e Adenir Webber negaram as acusações de corrupção eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário