MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lagarto conhecido como o maior da América do Sul é capturado no ES


Segundo a PM, réptil tinha 3,8 kg e media pouco mais de um metro.
Depois de capturado, animal foi solto na natureza.

Do G1 ES

Depois de capturado, animal foi solto na natureza. (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)Depois de capturado, animal foi solto na natureza.
(Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)
Apontado como a maior espécie de lagarto da América do Sul, e ameaçado de extinção, um Teiú foi capturado neste sábado (20), em Alegre, na região do Caparaó, de acordo com a Polícia Ambiental. Os militares informaram que o animal, com 3,8 kg e aproximadamente um metro, foi encontrado no quintal de uma residência na zona rural do município.
Segundo os militares, o lagarto foi apreendido depois que receberam uma solicitação para captura. O réptil foi recolhido em uma armadilha e logo após foi solto em um local com condições para recebê-lo. A polícia informou que nesse lugar existem relatos da presença de outros da mesma espécie.
Ainda segundo a polícia, além de ser o maior lagarto da América do Sul ele também está na lista dos animais ameaçados de extinção (Cites II). O lagarto de nome científico tupinambis merianae tem a cabeça comprida, a mandíbula e o maxilar fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos.

Essa espécie, de acordo com a Polícia Ambiental, tem alimentação variada, incluindo moluscos, vegetais, frutas, ovos, roedores, aves e anfíbios. Quando ameaçado, pode ficar imóvel, camuflando-se, ou fugindo rapidamente, fazendo muito barulho. Costuma invadir galinheiros atrás de ovos e pintinhos, provavelmente o que ocorreu no caso descrito. Sua longevidade é em média de 16 anos em cativeiro.
Segundo os militares, o Teiú vive em campos, cerrados, bordas de mata ou dentro de matas abertas. Entre seus predadores estão quatis, gambás, gaviões e cachorros-do-mato. Na hora de despistar os predadores usa tática igual à de uma pequena lagartixa, a autotomia, quando desprende a cauda para distrair o inimigo. Dessa forma, consegue fugir com facilidade. Com o passar do tempo, o rabo volta a crescer.

Lagarto conhecido como o maior da América do Sul é capturado no Espírito Santo  (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)Lagarto conhecido como o maior da América do Sul é capturado no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário