MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Laboratórios devem ser criados para prevenir infecções hospitalares, no AM


Segundo a Susam, Manaus e mais três municípios serão contemplados.
'Cidades entram como prioridade para controlar infecções', disse secretário.

Do G1 AM

Segundo titular da Susam, laboratórios devem ser criados em Manaus e no interior até o fim do ano (Foto: Nonato Duarte/Agecom)Segundo titular da Susam, laboratórios devem ser criados em Manaus e no interior até o fim do ano (Foto: Nonato Duarte/Agecom)
Laboratórios exclusivos para o controle e prevenção de doenças provocadas por infecções hospitalares deverão ser instalados até o final deste ano em Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru e Tabatinga. A anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).
"Nossa estratégia é instalar nas unidades de saúde estaduais um laboratório dotado de equipamentos modernos capazes de identificar com precisão e agilidade bactérias e microorganismos responsáveis por infecções hospitalares. E, a partir desta estrutura, prevenir e reduzir o número de mortes por essas doenças", explicou o titular da Susam, Wilson Alecrim, antecipando que em Manaus os laboratórios serão instalados em hospitais como os da Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fundação Cecon (FCecon) e Hospital Adriano Jorge.
Já o secretário de Saúde do Interior, Evandro Melo, destacou que os municípios do Amazonas entram como prioridade para o controle de infecções, e que a partir do ano que vem, a meta é implantar laboratórios também em Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Parintins e Tefé. "A determinação é que devemos fazer com que a qualidade do atendimento no interior seja igual a da capital", disse.

A medida é preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está sendo conduzida pela Susam, com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), por meio da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar do Amazonas (Ceciha/FVS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário