MEDIÇÃO DE TERRA

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terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jaguar mostra F-Type e anuncia 'independência' no Brasil


'Irmã' Land Rover destaca Vogue e Range Rover.
Salão de SP chega ao segundo dia, ainda reservado para a imprensa.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

620 F Type Jaguar (Foto: Raul Zito/G1)Jaguar F-Type chega ao Brasil em 2013 (Foto: Raul Zito/G1)
A Jaguar Land Rover anunciou nesta terça-feira (23) que a marca Jaguar está agora totalmente sob a responsabilidade da divisão América Latina e Caribe da companhia. Assim, a marca se separa completamente do Grupo SHC, de Sergio Habib, que hoje representa a JAC no Brasil.
Com a mudança, de acordo com o presidente Jaguar Land Rover da região, Flavio Padovan, a marca ficará mais forte e dividirá espaço com a Land Rover nas lojas.
O anúncio, juntamente com a estreia mundial do F-Type (em três versões), confirma a nova estratégia da Jaguar, que quer deixar de ser uma marca de nicho para ganhar força de vendas no segmento de luxo, segundo o diretor global de marketing, Steven de Ploey. "Essa nova estratégia tem como primeiro modelo o F-Type, a nossa volta ao segmento de esportivos", destaca.
Sabe aquele carro que já nasce histórico? O F-Type é um deles. Ainda sem preço divulgado, deverá começar a ser vendido no Brasil no ano que vem. Trata-se do primeiro modelo dois lugares da marca após 50 anos, sucedendo o E-Type, clássico dos anos 1960 e 1970. O modelo começa a ser vendido no Brasil no ano que vem e vai concorrer com o Porsche Boxster. Para quem visita o salão, sem dúvida o carro entra na lista dos "imperdíveis".
A versão topo de linha tem motor 5.0 V8 Supercharged, de 495 cavalos de potência. A outra opção vem com propulsor 3.0 V6 Supercharged, de 340 cv ou 380 cv (dependendo da configuração) – ambos são acoplados a um câmbio automático de 8 marchas. O F-Type tem tração traseira e carroceria em alumínio.
620 range rover vogue (Foto: Raul Zito/G1)Range Rover Vogue (Foto: Raul Zito/G1)
Land Rover vai de Vogue
Longe de causar o mesmo impacto que o Range Rover Evoque causou, a nova geração do Range Rover Vogue ganha o centro das atenções do estande da Land Rover nesta edição do salão. Para não perder a força de imagem que o outro modelo causou, a marca inglesa investiu no visual e o colocou ao lado o Evoque. "O Range Rover Evoque quebrou todos os paradigmas do mercado", resume Flavio Padovan.
O Vogue será lançado mundialmente em novembro, no Marrocos. Ele está 39% mais leve em relação ao modelo que sai de linha e tem inédita estrutura de alumínio para um 4X4, a principal responsável pela redução de peso. Dependendo do mercado e das especificações, o “regime” pode chegar a 420 kg.
Mecanicamente, a Land Rover destaca o novo trabalho na suspensão a ar, deixou o utilitário mais estável e ágil. O modelo posuui três opções de motores: 3.0 V6 e 4.4 V8, movidos a diesel, e um 5.0 V8 sobrealimentado, a gasolina – sempre acompanhados por uma transmissão automática de oito velocidades.
620 range rover vogue interior (Foto: Raul Zito/G1)Interior do Vogue segue padrões do modelo antigo, mas com novos equipamentos (Foto: Raul Zito/G1)
A cabine segue os padrões do modelo antigo, mas com novos materiais e novos equipamentos – entre eles uma tela central de oito polegadas. Segundo a marca, os designers se concentraram em facilitar a operação dos instrumentos, enquanto o espaço para as pernas dos ocupantes de trás cresceu 12 cm. O modelo estreou no Salão de Paris.
Outros destaques do estande são o Freelander 2, Range Rover Sport e o Discovery 4.
Mais lojasA marca britânica comemora 20 anos no Brasil. Padovan diz que novos concessionários foram incluídos na rede porque o país se torna cara vez mais importante para a marca. "Temos um plano muito agressivo para o Brasil, com novos produtos", afirma o executivo. [A ideia é] Aumentar a rede para estar muito bem preparada para atender o plano de crescimento que começou neste ano."
Padovan também é o atual presidente da associação de importadoras (Abeiva) , comentou sobre planos uma fábrica da Land Rover no Brasil. "Estamos analisando o novo regime automotivo e vamos falar sobre o assunto em breve", ressalta Padovan, referindo-se ao conjunto de regras divulgado pelo governo para que montadoras e importadoras consigam incentivos como desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

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