MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Investimento em irrigação garante lucro a produtores de abacaxi de MG


Agricultores garantem um preço melhor com a venda na entressafra.
Fruto colhido na região de Monte Alegre de Minas é vendido por R$ 0,80.

Do Globo Rural

O pico da safra de abacaxi do Triângulo Mineiro ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, mas os produtores que investiram em irrigação e técnicas diferenciadas de manejo conseguem antecipar a colheita. Com isso, os agricultores garantem um preço melhor com a venda na entressafra. O fruto colhido na região de Monte Alegre de Minas está sendo vendido por R$ 0,80 a unidade.
A propriedade do agricultor Manoel Rocha fica em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, município com maior expectativa de produção de abacaxi no estado, de 60 milhões de frutos. Ele espera colher 50% dos 2,5 hectares entre janeiro e fevereiro, um mês mais tarde que o normal, por causa do frio fora de época que atrasou o desenvolvimento dos frutos.
O ciclo do abacaxi dura uma média de 12 a 14 meses. O maior volume de colheita ocorre durante dezembro e janeiro. Mas com técnicas de irrigação é possível colher a fruta durante todo ano.
Os dois hectares plantados pelo agricultor Luiz Carlos Faria começarão a ser colhidos. Para antecipar o ciclo, além da irrigação, o produtor também tem que induzir a floração. Ele gasta cerca de mil reais por hectare ao ano. O lucro compensa o investimento. Nesta época, o furto pode ser vendido por até 30% a mais do que em dezembro e janeiro, período em que são colhidos quase 80% da safra do Triângulo Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário