MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Índios ocupam Terracap para cobrar água e luz em área do Noroeste


Após invasão, indígenas foram recebidos pelo diretor-técnico da companhia.
Empresa diz ter pedido estudo de viabilidade para a Caesb e a CEB.

Do G1 DF

Cerca de 20 índios das tribos Kariri Xocó e Tuchá ocuparam o prédio da Terracap, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (18). Eles pediam o cumprimento de um acordo feito em 2011, que assegurava a instalação de energia elétrica e abastecimento de água potável na área ocupada pelos índios no bairro Noroeste.
Após a invasão do prédio, dois representantes dos índios e o advogado foram recebidos pelo diretor-técnico da Terracap, Luís Antônio Reis. Durante a reunião ficou acordado que um novo encontro deve ser realizado na segunda-feira (22).
Índios fazem protesto em frente a Terracap (Foto: Willian Farias/ G1)Índios fazem protesto em frente à Terracap (Foto: Willian Farias/G1)
O advogado da tribo, George Peixoto, diz que a Terracap se comprometeu a realizar as obras de infraestrutura no ano passado, porém nada foi feito até hoje. “Nós estamos pedimos o básico. Queremos energia elétrica, água potável e segurança.”
O chefe da Procuradoria Jurídica da Terracap, Sérgio Nogueira, disse que um processo foi encaminhado para a CEB e Caesb, solicitando um estudo para instalação de energia elétrica e água potável na região. "Com esse estudo em mãos, podemos discutir a viabilidade de colocar o projeto em prática.”
O acordo
Oito das nove famílias indígenas que ocupam uma área no setor Noroeste, em Brasília, aceitaram  em outubro do ano passado o acordo proposto pela Terracap, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi) para deixar o local.
Segundo o advogado George Peixoto, os indígenas aceitaram ser removidos para um terreno da Terracap próximo ao Noroeste, chamada de Área Especial Cruz. A área, de cerca de 12 hectares, vai ser doada para a União e repassada para a Funai, para a criação de uma reserva indígena.
Até outubro deste ano, as famílias ainda não haviam sido realocadas. O acordo previa a instalação de energia elétrica e água potável de maneira provisória até que a mudança acontecesse. Peixoto disse que no ano passado a Terracap estipulou prazo de 20 dias para instalação. A empresa nega que tenha fixado data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário