MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Índio eleito vereador em MS é vítima de ofensas em rede social


Aguilera de Souza (PSDC), de Dourados, teve 1.419 votos nas eleições.
Jovem excluiu perfil e publicação após reação na rede social.

Do G1 MS

O professor Aguilera de Souza (PSDC), de 37 anos, ocupará uma cadeira na Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 225 km de Campo Grande, a partir do início de 2013. Indígena e morador da aldeia Jaguapiru, foi eleito com 1.419 votos nas eleições do último domingo (7) e no dia seguinte à tão esperada vitória, segunda-feira (8), foi alvo de ofensas no Facebook publicadas por uma jovem.
A garota mora na mesma cidade em que o professor. Ela, conforme reprodução do comentário que circula pela internet, comentou o resultado da disputa em alguns municípios de Mato Grosso do Sul dizendo que não tinha “nada contra índios, mas acho que eles deveriam viver isolados numa selva na Amazônia vivendo da caça e da pesca”. Afirmou ainda que os índios “só dão prejuízo ao estado” e completou afirmando que estava mais leve por ter dito o que pensava.
Publicação e perfil de jovem foram excluídos depois de reação (Foto: Reprodução/Facebook)Publicação e perfil de jovem em reprodução que circula pela internet (Foto: Reprodução/Facebook)
Depois da repercussão negativa do comentário, que gerou represálias até por parte de outros internautas, a postagem e o perfil da jovem foram removidos. O G1 não conseguiu contato com a jovem ou com a mãe dela para comentar o assunto.
“Fiquei sabendo ontem por amigos do Facebook que me mostraram, mas repassei para assessoria jurídica e eles vão decidir o que fazer”, explicou Aguilera.
Mesmo sentindo-se ofendido com o comentário, o professor e futuro vereador de Dourados procura uma explicação para o que foi dito pela dona do perfil. “Talvez o comentário dela seja por não conhecer a causa indígena. Eu avalio muito o perfil de cada um e talvez tenha sido algo de momento que gerou um duplo significado”.
Índio foi eleito com 1.419 votos na eleição de domingo (Foto: André Bento/O Diário MS)Índio foi eleito com 1.419 votos na eleição de
domingo (Foto: André Bento/O Diário MS)
Vereador
O índio conta que no dia da apuração dos votos, todos moradores da aldeia reuniram-se no centro da comunidade indígena para ouvir o resultado do pleito pelo rádio. “Se juntaram os anciãos, jovens e as crianças. Cada um ficava com expectativa esperando o resultado, foi uma emoção muito grande para todos quando terminou”, afirma.
Souza relata que tem um planejamento de trabalho voltado para as comunidades indígenas do município e que dentro da aldeia onde mora sempre teve a preocupação de trabalhar para a comunidade, mesmo antes de pensar na carreira política.
“Eu sou vereador do município, por isso tenho que ter uma visão ampla para cumprir meu papel como vereador. Não vou trabalhar só pela aldeia, mas pela comunidade como um todo”, conta Souza.
Vocação
Souza nasceu na aldeia Jaguapiru e ainda mora no local. Depois de concluir o Ensino Médio na rede pública, começou a cursar Pedagogia em uma universidade particular da cidade e depois fez pós-graduação na área.
Hoje ele dá aulas para o ensino fundamental em uma escola da aldeia e também do curso de pedagogia da universidade onde se formou. "Não vou me abalar com qualquer crítica, sempre lutei e agora vou continuar lutando de cabeça erguida", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário