MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

'Gonzaga - De pai para filho' tem pré-estreia nacional no Recife


Atores e diretor apresentam longa no Cine São Luiz, no Recife.
História mostra encontros e desencontros de Gonzagão e Gonzaguinha.

Do G1 PE

Em 2012, o Brasil inteiro comemora o centenário de nascimento do Rei do Baião, o pernambucano Luiz Gonzaga. Uma das homenagens é um filme de Breno Silveira –  mesmo diretor de "Os Dois Filhos de Francisco" – “Gonzaga - De pai para filho", que mostra a relação de encontros e desencontros entre Gonzagão e o seu filho, Gonzaguinha. A pré-estreia nacional acontece nesta quarta-feira (10), no Cine São Luiz, no Recife.

O ciclo do longa também começou na capital: as primeiras cenas foram gravadas em dezembro do ano passado, no Marco Zero, no Bairro do Recife. Após seis anos de produção, o sonho de Silveira de contar a história do sertanejo da cidade de Exu e que fez história finalmente se torna realidade. O filme narra vários acontecimentos da vida dos dois artistas, que venceram o medo e o preconceito e conquistaram carreiras de sucesso.
Com um investimento de R$ 12 milhões, "Gonzaga - de Pai pra Filho” passou por várias etapas até sair do papel e da cabeça do diretor. Uma das mais difíceis foi a seleção dos atores, que deviam ser parecidos com os cantores. Chambinho do Acordeon impressiona pela semelhança com o "Velho Lua". Nascido em São Paulo numa família de sanfoneiros piauienses, teve que perder dez quilos para interpretar Gonzagão, entre os 30 e os 50 anos.

“Representar Luiz Gonzaga foi uma coisa muito difícil e chegou a um momento que eu até pensei: será que eu vou conseguir separar o ídolo do intérprete? Tive que pensar no Gonzaga como um personagem, senão não conseguia fazer”, comentou Chambinho, que atua pela primeira vez no cinema. “Ele deu conta direitinho. O homem canta, toca e ainda conseguiu um nível de atuação bem expressivo para uma pessoa que está iniciando”, garantiu Breno Silveira.

Ao todo, foram 5 mil inscritos para fazer o papel do Rei do Baião. Apesar de focar na vida do pai, o filho tem papel fundamental no desenvolvimento da história. “Fala de uma boa parte da história de Gonzaguinha. É muito mais na história do Gonzagão, mas é a mesma história”, falou o ator gaúcho Júlio Andrade, que interpretou Gonzaguinha.

A pré-estreia no Cine São Luiz, no centro do Recife, acontece só para convidados, a partir das 20h. O filme chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 26 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário