MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Evento em Belém discute relação entre cinema e música


Desde o cinema mudo já haviam trilhas sonoras.
Programação gratuita é organizada por estudantes de música da UFPA.

Do G1 PA

Cine-concertos misturam cinema mudo com trilhas sonoras tocadas ao vivo (Foto: Divulgação)Já no cinema mudo havia trilhas sonoras tocadas
ao vivo (Foto: Divulgação)
Mesmo quando ainda não era possível unir imagem e som e o cinema era mudo, as exibições já contavam com apresentações musicais. Geralmente, pianistas tocavam para ajudar o público a acompanhar as emoções vivenciadas na tela do cinema. Desde então, imagem e música se complementam nos vídeos. Para entender como se dá essa interação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, no dia 24 de outubro, o “Trilha em cena: bate-papo sobre produção audiovisual com diretores e compositores de Belém do Pará”. A programação é gratuita e qualquer pessoa pode participar. O evento ocorrerá às 15h, no Auditório do Ateliê de Artes, Campus Profissional da UFPA.
O evento é uma iniciativa dos alunos de Licenciatura Plena em Música, sob orientação do professor Filipe Leitão. Segundo o estudante de Música, da UFPA, Aron Miranda, um dos organizadores do Encontro, o objetivo é “discutir a produção audiovisual do Estado e estimular a interação entre os profissionais da área”. Será emitido certificado aos participantes que o solicitarem no mesmo dia do evento.
A relação entre os sons e a produção audiovisual é tema de evento de alunos de música da UFPA (Foto: Alexandre Moraes / UFPA)A relação entre os sons e a produção audiovisual
é tema de evento de alunos de música da UFPA
(Foto: Alexandre Moraes / UFPA)
Para a conversa, estão confirmados nomes como Otoniel Oliveira, quadrinhista e animador, conhecido nacionalmente, e membro fundador da Associação de Animadores do Pará; Leonardo Venturieri, compositor com vasta experiência em composição para audiovisual; e Cibelle Jemima, compositora e professora que ocupa a cadeira de Som e Música na Faculdade de Cinema da UFPA.
Outros artistas convidados farão parte do bate-papo, como Roger Elarrat, diretor e roteirista que trabalha com produto audiovisual há doze anos; e o compositor Marcos Cohen, que integrou a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e a Amazônia Jazz Band. Atualmente, Marcos Cohen é membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e professor de Música da UFPA. “A importância em trazer estes convidados é que todos têm vasta experiência e conhecimento em suas respectivas áreas”, afirma o estudante Aron Miranda.
Além do bate-papo, haverá exibições dos curtas Danças Lunares, de Leonardo Venturieri; Sexteto para kahlar - o silêncio, de Cibelle Jemima; Eternamente Frio, de Roger Elarrat; e Viagem Astral, de Otoniel Oliveira. O evento é voltado para alunos da Universidade que já trabalham ou pretendem trabalhar com produtos audiovisuais. “Mas qualquer pessoa que tenha interesse pode participar, não há inscrição prévia, e certificados serão enviados virtualmente aos que solicitarem no dia do evento”, complementa o estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário