MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudo ajuda empresários baianos a levarem produtos para o exterior


Pesquisa foi realizada pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
Análise também revela obstáculos enfrentados pelos empresários.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

A Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) divulgou na segunda-feira (15), em Salvador, um estudo realizado em parceria com o Sebrae/BA e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em que traça um perfil das empresas industriais baianas exportadoras e potenciais exportadoras. A pesquisa revela os obstáculos enfrentados pelos empresários para a internacionalização e as necessidades para chegar ao mercado externo.

Durante a realização do estudo foram ouvidos cerca de 500 empresários do ramo da indústria, que apresentaram como maiores reclamações a burocracia, além de dúvidas sobre o público alvo - para quem vender ou como exportar os produtos.
“Existem gargalos muito grandes para que os empresários possam exportar. Principalmente aqueles que não conhecem a atividade exportadora e querem exportar. Um deles, por exemplo, é a questão da alfândega. É necessário simplificar todo processo da aduana da alfândega, liberação de produtos, desembaraço de mercadorias, botar mais postos de alfândega no estado para que essas exportações possam acontecer de uma maneira mais fácil. A outra coisa muito importante é a questão da logística. Transportar o seu produto até o porto ou até o aeroporto de onde você vai colocar o produto para fora do país. Tem que facilitar o acesso, tem que colocar um custo mais barato de frete, com uma oferta maior de serviços como, por exemplo, ferroviários e não concentrar tanto no modal rodoviário”, explica João Marcelo Alves, superintendente de desenvolvimento industrial da Fieb.

Para Edval Passos, superintendente do Sebrae/BA, a melhoria na capacitação é importante para que os empresários atendam à demanda do mercado externo. “Quanto mais o mundo lá fora está desenvolvido, mais existe um nível de exigência que é preciso que as pequenas empresas conheçam. E esse conhecimento vai ser a partir de capacitação que o Sebrae vai propiciar para o entendimento do que são os mecanismos de internacionalização, conhecimento de mercado, inovação, que é fundamental tanto no mercado interno, quanto no mercado externo”, conta.

O empresário Ubiratan Sales diz que começou a exportar produtos para outros países quando estava tentando levar acarajés para amigos que moravam fora da Bahia. Atualmente ele fornece acarajé, abará e outros produtos para quatro estados do Brasil, além de países como Portugal, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. “Começamos a enquadrar o produto dentro da necessidade que eu tinha e das pessoas que vinham a mim. Tínhamos também que fazer um produto prático, rápido, que tivesse uma boa qualidade na finalização e que pudesse ser levado para qualquer parte do Brasil ou do mundo", observa.

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