MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estiagem causa redução de 50% na safra de pêssego em São Paulo


Previsão era de colher 1,5 mil toneladas da fruta até o fim do ano.
Estado de São Paulo responde por 17% da produção nacional da fruta.

Do Globo Rural

Este ano, a safra do pêssego deve ser menor, em São Paulo. A estiagem prejudicou os pomares e a quantidade de frutos diminuiu. A estimativa dos produtores de Jarinu é de uma redução de 50%.
O agricultor Waldir Parise colhe pêssego há 15 anos em Jarinu, que fica a 60 quilômetros da capital paulista. Mas nenhuma safra foi como a atual. Os 40 mil pés da fruta produzirão bem menos por causa do clima.
No município de Jarinu, um dos principais produtores de pêssego do estado de São Paulo, 25 propriedades ocupam uma área de cerca de 80 mil hectares. A maioria dos produtores deve colher bem menos do que o esperado por causa da estiagem. A previsão era de 1,5 mil toneladas da fruta até o fim do ano, mas esse número já caiu pela metade.
No sítio do agricultor Sérgio Ferrada, os dois mil pessegueiros devem produzir 30 toneladas, o que é menos da metade em relação ao esperado. Ele diz que, além da quebra na produção, o tamanho da fruta é outro problema desta safra. Com a falta de pêssego no mercado, o aumento do preço do fruto supera o que os produtores recebiam no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário