MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

'Estava muito gorda', diz dono sobre vaca que deu à luz a bezerras gêmeas


'Fernanda' e 'Talita' passam bem e já brigam pelas mamadeiras.
Elas nasceram em Campo Largo, na Região de Curitiba, terça-feira (16).

Fernando Castro Do G1 PR

Fernanda e Talita exibem a mesma mancha na cabeça e precisam ser alimentadas por mamadeiras (Foto: Divulgação/Juliana Lima)As bezerras Fernanda e Talita exibem a mesma mancha na cabeça e precisam ser alimentadas por mamadeiras (Foto: Divulgação/Juliana Lima)
O tamanho que a vaca Marreca adquiriu durante a gestação deixou o proprietário Francisco Martins em alerta, mas, ainda assim, a surpresa foi grande quando, na última terça-feira (16), duas bezerras gêmeas vieram ao mundo. “Em 76 anos de vida eu nunca tinha visto nada disso, só ouvido falar”, contou Martins ao G1, ainda impressionado.
O caso ocorreu em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, na chácara da família de Martins. Ele cria diversos animais no local, mas não estava acostumado a vê-los nascerem simultaneamente “Eu até vi que a Marreca estava diferente das outras gestações dela, estava muito gorda, e comentei com meus filhos: ‘podem ser gêmeas’, mas era só uma ideia”, afirmou o proprietário.
Elas não mamam na vaca, porque a vaca tem as tetas muito grandes. Eu tiro leite e dou nas mamadeiras para elas"
Francisco Martins, dono dos animais
As bezerras, que foram imediatamente batizadas pela neta de Francisco como “Fernanda” e “Talita”, despertaram a atenção família, e exigiram cuidados especiais. “Elas não mamam na vaca, porque a vaca tem as tetas muito grandes. Eu tiro leite e dou nas mamadeiras para elas”, contou Martins. Com bom estado de saúde, Fernanda e Talita já estão correndo pela propriedade, e até brigam pelas mamadeiras oferecidas. “São bem espertas”, comemorou Martins.
Filhas de um cruzamento entre uma vaca da raça Jersey com um Charolês, Fernanda e Talita se diferenciam por uma leve diferença na tonalidade da pelagem, mas ambas levam na cabeça uma mancha branca parecida com a da mãe, Marreca.
De acordo com o médico-veterinário Aurelino Menarim Junior, o parto de gêmeos já foi mais raro, pois a tecnologia atual possibilita que um animal possa gerar até mil embriões com manipulação in vitro. Contudo, quando ocorre de maneira natural, como o caso de Fernanda e Talita, as explicações podem estar nos alimentos ingeridos ou em remédios recebidos.
Francisco Martins tem ajudado as bezerras Fernanda e Talita nos primeiros dias de vida (Foto: Divulgação/Juliana Lima)Francisco Martins tem ajudado Fernanda e Talita nos
primeiros dias de vida (Foto: Divulgação/Juliana Lima)
“Às vezes estes medicamentos ou algumas plantas possuem hormônios, e aí há a estimulação para maturar mais de um óvulo. Quando há a maturação de folículos para maturar os óvulos, pode haver dois ovários funcionando ao mesmo tempo”, explicou Menarim. No caso da vaca de Francisco, os dois óvulos fizeram a gestação.
Segundo o especialista, como o parto foi normal, os animais não devem sofrer nenhum tipo de problema decorrente da dupla gestação. “Neste cruzamento de Jersey com Charolês imagino que as bezerras devem ter 45 quilos cada uma. É sempre um peso muito grande aos nove meses de gestação, mas ela dá conta”, concluiu Menarim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário