MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Escritor paranaense vence o Prêmio Jabuti na categoria romance


'Nihonjin' é o primeiro romance de Oscar Nakasato, de Maringá.
'Foi uma grande alegria receber essa notícia', diz o vencedor.

Do G1 PR
O paranaense de Maringá Oscar Nakasato, venceu a 54ª edição do Prêmio Jabuti na categoria romance. O escritor venceu a premiação com o livro 'Nihonjin', publicado em 2011. A divulgação dos premiados de 29 categorias foi feita na noite dessa quinta-feira (18) na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. A cerimônia de premiação dos vencedores será no dia 28 de novembro em São Paulo.
Nakasato conta que recebeu a notícia por telefone. "Foi uma editora da Saraiva que ligou. Lembrei do prêmio a tarde, até entrei na internet para ler alguma coisa a respeito, mas depois esqueci. Eu estava na expectativa, claro, mas não era tão grande. Estava atribulado com outras coisas. Foi uma grande alegria receber essa notícia. Foi fantástico", afirma.
Ele garante que apesar de feliz, não está deslumbrado. "O prêmio literário não é certificado de garantia do livro. A avaliação é subjetiva, se fossem outros jurados, por exemplo, o vencedor poderia ser outro. O importante é a visibilidade que prêmio proporciona para a obra. Quero que mais pessoas leiam o livro", relata.

Primeiro romance
Nakasato é formado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é professor de Comunicação Linguística na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no campus de Apucarana.

'Nihonjin' é o primeiro romance do escritor. Nakasato foi um dos vencedores do Festival Universitário de Literatura, em 1998, e do concurso literário promovido pela Secretaria de Cultura do Paraná, em 2003.

Ele conta que levou quatro anos, com interrupções, para escrever o livro. "É uma ficção, mas como sou neto de japoneses, algumas lembranças e episódios que minha mãe contava acabaram entrando. A história é contada pelo neto do protagonista, que é um imigrante. São setenta anos de história. Começa na segunda década do século XX e segue até os anos 80. É um enredo familiar que tem como pano de fundo a história da imigração e o processo de adaptação dos imigrantes", explica. O escritor relata que a leitura de vários livros de história, sociologia e antropologia o auxiliaram na pesquisa.

Além do maringaense, outros paranaenses também foram premiados. Josely Vianna Baptista na categoria 'Poesia' com o livro 'Roça Barroca'.  Dalton Trevisan venceu com 'O anão e a ninfeta' em 'Contos e Crônicas'. Rogério Coelho na categoria 'Didático e Paradidático' com o livro 'Mundo Leitor - linhas da vida: caderno do orientador'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário