MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Empresas catarinenses criam novas tecnologias que ajudam na medicina


Software feito em Florianópolis auxilia o diagnóstico por imagens digitais.
Aplicativo para smartphones e tablets facilita o trabalho de anestesistas.

Larissa Schmidt Do G1 SC, com informações da RBS TV

Novas tecnologias desenvolvidas por empresas catarinenses estão facilitando o trabalho de médicos e aumentando a precisão de diagnósticos e cirurgias. Na Capital, foi desenvolvido um software para gerar imagens digitais e em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um aplicativo para smartphones e tablets auxilia os médicos durante uma cirurgia.
O software que gera imagens digitais oferece mais possibilidades do que os tradicionais filmes em preto e branco. Com o programa, aparecem cores, detalhes, fatias e camadas tridimensionais que auxiliam no diagnóstico.

Com 200 clientes no país, o sistema vai começar a ser exportado e concorre de igual para igual no mercado brasileiro com multinacionais. O empresário Fernando Peixoto enumera as vantagens do produto, destacando a agilidade na tomada de decisão, melhoria da qualidade diagnóstica e redução de custo.

Outra inovação tecnológica é o aplicativo para smartphones e tablets que substitui prancheta, papel, caneta e contas de cabeça no momento da realização de cirurgias. O programa faz os cálculos complexos ligados à atividade.

O aplicativo foi desenvolvido por uma equipe de anestesistas que pesquisa novas tecnologias desde 2008, sendo esta a primeira inovação a ser lançada pelo grupo. Está disponível gratuitamente na internet há nove meses e teve 12 mil downloads. "Um aplicativo traz tudo muito exato. Com isso, você traz mais segurança e mais facilidade no dia a dia do profissional dentro do centro cirúrgico", explicou o médico anestesiologista Leandro Curado.

Mais três aplicativos já foram lançados pelo grupo de pesquisadores nos últimos meses. Um deles transforma uma bomba de infusão comum numa bomba de alvo controlado, o que há de mais moderno em anestesia geral, com o mais fácil alcance. "A gente entende que esses cálculos são necessários e com eles à mão rapidamente você tem um resultado e pode fazer uma tomada de decisão mais segura que vai beneficiar, lógico, o nosso paciente", completou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário