MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Empresa norte-americana poderá construir novo porto em Manaus


Ideia é bancar a construção e receber concessão para controlar o local.
Empresa espanhola mostrou interesse em fazer reparos no Polo Naval do AM.

Do G1 AM

Comitiva do Amazonas participa do 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore (Exponaval/Sobena), no Rio de Janeiro (Foto: Enock Nascimento/Suframa)Comitiva do Amazonas participa do 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore (Exponaval/Sobena), no Rio de Janeiro (Foto: Enock Nascimento/Suframa)
A comitiva do Amazonas no 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore (Exponaval/Sobena) dedicou esta quarta-feira (17) para discutir a atração de um big estaleiro, a formação de um hub de reparos e manutenção, e a construção de um porto na área do Polo Naval do Amazonas, com o objetivo de captar recursos e atrair potenciais investidores. O evento acontece no Rio de Janeiro e termina nesta sexta (19).

A agenda incluiu encontros com representantes do Grupo Simões, Elcano, Sindarma, Sinaval, Fat Fish, Estaleiro Mauá, Sei Industrial Parks e do Ewing Group, empresa norte-americana que demonstrou interesse em construir um novo porto na capital amazonense. A comitiva do Estado é formada por técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Governo do Estado e do Sebrae-AM, além de representantes de sindicatos e estaleiros do Amazonas.

Na visita à sede da Elcano - empresa de origem espanhola focada no comércio marítimo de longo curso, que exerce atividades de armazenagem, comercialização de mercadorias e administração de embarcações - os executivos mostraram interesse no projeto de hub, um consórcio de estaleiros para reparos e manutenção no Polo Naval do Amazonas.
Para os gestores da Elcano, alguns deles com mais de 30 anos de atuação no segmento naval, a atividade de reparo e manutenção de embarcações deveria ser a principal atividade do futuro Polo Naval do Estado. As principais razões apontadas é que não há na América do Sul nenhum estaleiro de reparo, e há uma obrigação legal de que um navio precisa passar pela docagem (parada para inspeção e reparo) a cada cinco anos. Para docar a sua frota, a Elcano necessita enviar os navios para Portugal e Espanha.
Porto
Representantes da Ewin Group também visitaram o estande do Amazonas na Exponaval para iniciar conversas sobre a construção de um porto na área do Polo Naval do Estado. A ideia da empresa americana é bancar a construção e, em troca, receber a concessão para controlar o local por um prazo determinado.

Outro grande projeto para o Polo Naval e Náutico do Amazonas é a atração de um big estaleiro de construção. O estaleiro âncora também teria uma função semelhante à loja âncora de um shopping, ajudando a atrair outros investimentos para o local.

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