MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de outubro de 2012

Cupuaçu é utilizado para produção de vinho amazônico, em Manaus


Projeto levou um ano para ser concluído e foi desenvolvido por microempresa.
Segundo diretor, produção inicial da linha é de 6 mil garrafas de 750 ml.

Do G1 AM

Segundo Mário Fogaça, empresa se prepara para transformar a bebida no principal produto da linha fabril (Foto: Cristiane Barbosa/Fapeam)Segundo Mário Fogaça, empresa se prepara para transformar a bebida no principal produto da linha fabril (Foto: Cristiane Barbosa/Fapeam)
Além de sorvetes, doces e sucos, o cupuaçu está sendo utilizado no Amazonas de maneira inovadora para a produção de uma bebida alcoólica fermentada. Trata-se do 'vinho amazônico', que foi lançado ao público para degustação durante a 9ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT-AM), que acontece desde quarta-feira (17) em Manaus.
O projeto de pesquisa 'Bebida alcoólica fermentada de cupuaçu' levou um ano para ser concluído e foi desenvolvido por uma empresa localizada no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe), Avenida do Turismo, bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.

Segundo o diretor da empresa, Mário Oiram Fogaça, a produção inicial da linha é de 6 mil garrafas de 750 ml, e há a previsão de diversificar com embalagens de 150 ml. No mercado, o 'vinho amazônico' pode ser encontrado por R$ 35 em restaurantes e hotéis.
Ele explicou ainda que a empresa se prepara para transformar a bebida no principal produto da linha fabril, e a expectativa é de ampliação no volume de produção do vinho de cupuaçu. "Sem o apoio do Pappe Subvenção seria impossível conseguir desenvolver um projeto desta natureza, pois os investimentos foram fundamentais para fase de pesquisa que contou com uma equipe formada por químicos, enólogos, entre outros", explicou.

Mário Fogaça informou que o produto já recebeu certificado de viabilização de patente e está em fase de aprovação por meio do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação (Nupi) da Fucapi.
Cadeia produtiva regional
De acordo com o empresário, o produto é elaborado a partir da polpa do cupuaçu, fornecido por cerca de 20 fornecedores diferentes, oriundos de Novo Remanso, em Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba. “Fizemos questão de apresentar nosso projeto nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por que é importante mostrar à população que é possível gerar renda por meio dos recursos naturais da região. Acredito que o futuro da Amazônia são as potencialidades regionais”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário