MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de outubro de 2012

Competição mundial de educação profissional tem mais de meio século


Competição entre nações promove intercâmbio, troca de experiências e inovações tecnológicas. Brasil participa pela 16° vez.

O Torneio Internacional de Educação Profissional ou WordSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada desde 1950. Organizada pelo Internacional Vocation Training Organization (IVTO), recebe, a cada dois anos, jovens profissionais de várias regiões do planeta.
Reúne os melhores alunos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África, para promover o intercâmbio entre participantes, troca de experiências e inovações tecnológicas, além de despertar o espírito esportivo.
Os competidores devem mostrar suas habilidades técnicas e competências pessoais na execução de tarefas profissionais, cumprindo padrões internacionais de qualidade. Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de excelência concedidos tiverem mais de 500 pontos.
A próxima edição do WordSkills será a 42ª e, desta vez, será na cidade de Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013.
Histórico do Brasil no torneio
Festa de encerramento do Wordskills Londres, em 2011 (Foto: André Stefano)Festa de encerramento do Wordskills Londres 2011
(Foto: André Stefano)
Em 1983, um ano após a filiação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ao IVTO, o Brasil estreou no torneio, na edição em Linz, na Áustria, conquistando o 16º lugar na classificação geral.
Desde então, só evoluiu: em 15 participações, acumulou 56 medalhas e 96 certificados de excelência, com destaque para 2007 e 2011.
Na última edição que aconteceu em Londres, no ano passado, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas e revelou talentos em diferentes profissões, como desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, mecânica de refrigeração, confeitaria, robótica móvel, entre outras.
O país é representado pelos alunos do SENAI e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que se destacam durante todo o processo seletivo (etapas interescolares, regionais e nacional). Mesmo vencendo a Olimpíada do Conhecimento, os campeões continuarão em treinamento para a conquista do índice mundial que os qualificam para representar o Brasil no WorldSkills.
A expectativa brasileira para o próximo WorldSkills é manter uma posição de destaque para chegar ao primeiro lugar na edição de 2015, que acontecerá em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário