MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Com IPI maior para carro importado, venda segue em queda e já recua 60%


Foram comercializados 9.042 veículos em setembro, o que representa um recuo de 60% ante o mesmo mês de 2011, segundo a Abeiva

Wladimir D'Andrade, da Agência Estado
SÃO PAULO - As vendas de veículos importados recuaram 59,9% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Ao todo, foram comercializados 9.042 veículos no mês.

Já na comparação de setembro com agosto, a queda foi de 24,5%. O resultado levou o desempenho do acumulado do ano a uma baixa de 32,4% nas vendas, para 102.727 unidades comercializadas entre janeiro e setembro deste ano.
Na comparação do mês de setembro com o anterior, enquanto as empresas associadas à Abeiva amargaram queda de 24,5% nas vendas, o recuo registrado por todo o mercado interno - importadoras e montadoras do País - foi de 31,5%.
"Mas na comparação de iguais períodos de 2012 e 2011, enquanto os importados caíram 59,9%, o mercado nacional sustentou ligeira queda de 5,5%", informou a entidade, por meio de nota distribuída à imprensa.
Influência do IPI
As vendas no setor de veículos importados seguem em queda influenciadas pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em agosto, por exemplo, a queda foi de 41,4% ante o mesmo mês de 2011.
O aumento de 30 pontos porcentuais do IPI para os carros importados foi anunciado em setembro passado e entrou em vigor em dezembro.
Com o anúncio do novo regime automotivo pelo governo federal no dia 4 de outubro, que vigorará entre 2013 e 2017, as importadoras que se adequarem às regras do programa Inovar Auto poderão ter a alta do IPI revogada. Para isso, deverão atender às regras do regime que impõem, por exemplo, que os carros sejam mais eficientes e econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário