MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de outubro de 2012

Chuva atrapalha colheita do trigo no RS e causa atraso no plantio da soja


Produtores ainda não conseguiram colher o cereal na Região Noroeste.
Com as áreas ocupadas, soja não começou a ser plantada na região.

Do G1 RS

A chuva acima da média no final de setembro e início de outubro está atrasando a colheita do trigo no Rio Grande do Sul. Principal produtora do estado, a Região Noroeste é a mais afetada. O problema também impacta a cultura da soja, que não começou a ser plantada na região, como mostra o RBS Notícias (veja o vídeo).
Diariamente, o agricultor Jair Coradini ajusta o maquinário para começar o dia de trabalho na lavoura no município de Pejuçara. Mas a volta da chuva impede a colheita dos 30 hectares de trigo. “Tem que ter bastante sol, pra máquina conseguir colher, senão não debulha o grão”, diz.
Em outra propriedade de Cruz Alta, o produtor rural Sérgio Bronztti espera a volta do tempo bom para colher os 130 hectares plantados com o cereal. Desde o início de outubro, já choveu o equivalente a média prevista para um mês e meio no município. “A cada chuva, a qualidade vai caindo. Esse trigo já vai ser tipo dois ou três", conta o agricultor.
A colheita do trigo está atrasada na maior parte do estado. Em algumas áreas, os triticultores não farão a colheita, pois a qualidade do grão não atinge um mínimo aceitável, o que não compensa os custos de retirada do produto.
Segundo a Emater-RS, no mesmo período do ano passado, mais de 60% das lavouras com o cereal já haviam sido colhidas. Neste ano, apenas 22% da área semeada foi colhida. O atraso prejudica agora o início do plantio da soja.
“Historicamente, temos o início do plantio a partir do dia 20. Teríamos um índice (de área plantada) bem maior, mas hoje se encontra em 4% ”, conta o técnico da Emater-RS, Ênio Coelho.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada com soja no Rio Grande do Sul deve chegar a quase 5 milhões de hectares, 10% a mais que a última safra. A previsão é colher 12,12 mil toneladas do grão, superando o índice de 2010/2011, de 11,62 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário